Jean Jennings//New York Times Syndicate
Mercedes-Benz CLS 2012
Cerca de 64% dos compradores europeus o escolheram, diz a Mercedes, devido a seu visual incrível, e ele deu origem a uma série de cupês de quatro portas concorrentes, incluindo o radical Audi A7. Era bem possível que o Sr. Lancia estivesse piscando os faróis em reconhecimento à rara visualização de um CLS 2012 (ele chegou às concessionárias em janeiro na Europa e só chegará no meio do ano aos Estados Unidos). A estrela de três pontas que adorna a enorme grade frontal do CLS é do tamanho da fivela do cinto de um gladiador. Ela causa uma impressão e tanto, uma que você não pode deixar de notar ou reconhecer. O negócio é mesmo piscar os faróis.
A simplicidade elegante deu lugar a uma estética mais ousada na segunda rodada. As laterais compridas do CLS são esculpidas habilmente e fluem até quadris bem torneados – obra do designer coreano de naturalidade americana treinado no Art Center College, Hubert Lee, 37 anos, chefe do estúdio de design avançado da Mercedes na Califórnia. Lanternas traseiras envolventes em LED são uma ligação high-tech entre a lateral esguia e a traseira robusta. O trabalho aerodinâmico obsessivo ajudou a produzir um coeficiente de arrasto de 0,26 – uma fenomenal melhora de 13%. Dimensionalmente, o novo CLS é mais longo (23 mm a mais), mais baixo (em 5 mm) e mais largo (em 10 mm), com ombros e cotovelos mais largos na frente e atrás e um entre-eixos que é 20 mm mais comprido.
O interior é executado com elegância e o acabamento é feito todo em couro e nó de nogueira ou pinho negro. Os assentos traseiros são esculpidos para dois e agora oferecem a funcionalidade de serem rebatidos ou dobrados. O comprador é paparicado em tal nível para economizar tempo e dinheiro marcando listas de opcionais que você pode esperar um poderoso equipamento de som e um monte de assistência eletrônica. Dos cinco pacotes de opcionais, o Premium 1 (preço ainda não divulgado) tem todos os luxos mais populares, incluindo câmera de ré, assentos aquecidos e ventilados, conexão para iPod/MP3 e o adorável fechamento eletrônico do porta-malas. De longe, o melhor opcional na longa lista são os faróis ativos de LED, os primeiros do mundo.
Essas são as mais bacanas luzes de LED que você já viu, com todas as funções adaptativas imagináveis em um farol de LED: eles mudam de direção em curvas, se movem para olhar à frente quando você pega pistas vicinais, automaticamente baixam o facho alto quando há tráfego vindo – mas apenas do lado esquerdo para que você possa continuar vendo do lado direito. Até mesmo a visão noturna em infravermelho funciona com os LEDs, que duram cinco vezes mais que as lâmpadas de xenônio, são mais fáceis de se encaixar no design e fornecem uma visibilidade semelhante à luz do dia. Um milagre!
A Assistência Ativa de Estacionamento é outra função nova no CLS, mas, como o Sr. Cammisa nota, nós ficamos mais impressionados com motoristas que podem fazer baliza sozinhos em um único suave movimento. Os compradores europeus do CLS escolherão entre um menu de novos motores para fazer par com a nova transmissão automática de sete velocidades, todos com maior potência e menor consumo, incluindo dois V6 (um a gasolina e um diesel CLS350); o primeiro quatro cilindros a diesel para esse carro (CLS250 CDI); e a terceira geração do V8 4.7 de injeção direta biturbo (CLS500).
Esse motor, sem a função de desligamento automático em paradas padrão em todos os modelos europeus, é o único que irá para os Estados Unidos (onde o modelo será chamado CLS550) e produzirá 407 cv e 61,2 kgmf de torque. Isso quer dizer que ele pode bater em seus parcos 209 km/h de velocidade máxima limitada eletronicamente em bem pouco tempo. E, caso ele bata em algo mais substancial, o CLS550 carrega nada menos que doze air bags.
Essa foi uma piada sem tanta graça para dois jornalistas australianos que se depararam com o lado sombrio da nova Assistência Ativa de Manutenção de Faixa (um dos doze auxílios eletrônicos “inteligentes” ao motorista na lista de equipamentos do CLS) em nossa rota na Toscana. Um dos australianos tentou guinar para a direita para desviar de um carro em sentido contrário e o CLS subitamente jogou de volta para a faixa de rolamento. Ele esterçou de novo para a direita e evitou uma colisão.
Seu colega fez a mesma coisa quando uma motocicleta o estava ultrapassando. O CLS guinou abruptamente para a esquerda, forçando a moto a fazer uma rápida manobra evasiva. Um engenheiro explicou que, se você usar a seta de direção durante esses movimentos de emergência, ela anula a ação do dispositivo de segurança. Outro disse que a melhor ideia é desligar essa função quando se está em rodovias de duas pistas. Não é algo assim tão bom quando seu sistema inteligente depende do motorista também o ser. Mas ele de fato deu aos australianos uma oportunidade de admirar a novíssima direção assistida eletromecanicamente, que, aliás, funciona até mesmo com o motor desligado. Ainda assim, você pode economizar alguns trocados simplesmente ignorando o sistema de Assistência de Manutenção de Faixa. Economize para a tração integral 4Matic, que estará disponível pouco depois do lançamento.
Fonte: revistaautoesporte
Disponível em:http://revistaautoesporte.globo.com
Um comentário:
esse ai não eh fraco hehehe
Postar um comentário