26 de jan. de 2011

Pegue uma carona em um Mustang Shelby 1965 e em um BMW M3 E30 1987



Toda essa conversa de BMW M3 versus Mustang GT 2011  me deixou um pouco nostálgico. Então, procurei dois vídeos bacanas, pra vocês relembrarem como era visceral a pilotagem a bordo dos avôs dos carros comparados pela Motor Trend. Será que vocês topam ir de uma carona em um Mustang Shelby GT350 1965 em Spa-Francorchamps, e na sequência pegar uma ponte aérea instantânea para Nurburgring Nordschleife, e andar de BMW M3 E30 1987? Garanto que os pilotos são de primeira!

A primeira coisa que salta aos olhos  ouvidos é o ronco afinado do V8 de 289 polegadas cúbicas e aproximadamente 350 cavalos do Mustang GT350. Mas logo depois, nossa atenção é focada em algo que diferencia muito a tocada de um Mustang antigo de um atual: a caixa de direção lenta e com férias  folga. Não é algo peculiar nem a esta unidade nem ao modelo em si. Isso é comum em quase todos os carros antigos, e atrapalha muito a precisão da pilotagem – tanto pelo acionamento da direção, como pela falta de feedback repassado ao piloto. Falando nisso, o cabra ao volante deste Mustang é fera, anda forte. Este é um carro de 1965, sem gaiola, sem cinto de quatro pontos, com aquele banco plano e escorregadio. E o pé-de-chumbo não está nem aí pra isso.

Pequeno, baixinho e nervoso, o M3 de primeira geração é cultuado pelos fãs da marca e muito usado em track days até hoje, em todo o mundo. Note como a carroceria quase não rola, como o carro é obediente mesmo em altas velocidades e é quase neutro dinamicamente – com uma levíssima tendência ao sub-esterço. Mil e trezentos quilos, e 195cv no motor quatro cilindros em linha de 2,3 litros garantem um pacote capaz de deixar muito grandalhão sem entender nada. Cristo, como eu queria estar na pele deste cara: descer a lenha em um M3 E30 em uma tarde de outono no inferno verde é uma das experiências mais próximas ao céu que um entusiasta pode ter.
Fonte:jalopnik
Disponível em:http://www.jalopnik.com.br

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