31 de dez. de 2010

Dicas para viajar com segurança nas férias

Dicas para viajar com segurança nas férias  
Veja algumas revisões básicas que garantem viagens seguras e sem aborrecimentos

Checar o carro antes de viajar é muito importante, e ignorar isso pode pode transformar férias/feriados em um verdadeiro pesadelo. Por isso é importante observar alguns pontos que destacamos aqui.

Revise todos os fluidos vitais do carro, tais como óleo do motor, água do radiador, nível de óleo da direção hidráulica e até mesmo a água dos limpadores do para-brisas. Dentre estes, é importante prestar uma atenção especial em relação ao óleo do motor, afinal ele é o responsável por diversas peças do carro. O óleo deve ser substituído entre 5.000 e 10.000 quilômetros, dependendo das especificações do fabricante, ou pelo menos uma vez por ano.

Também é muito importante verificar o nível do fluido do freio, que deve ser substituído a cada dois anos ou 30 mil quilômetros. Avaliar a o estado das palhetas do para-brisa pode parecer bobagem, mas também é necessário.

Uma dica é manter uma garrafa de água no porta-malas do veículo. Em caso de aquecimento, por exemplo, esta pode ser muito útil para resfriar o motor até que se chegue em um posto de gasolina ou um local seguro. Importante: não abra a tampa do radiador até que o veículo tenha esfriado completamente, porque o fluido quente pode espirrar e causar queimaduras graves.

Prepare um kit de emergência para levá-lo também no porta-malas. Ele deve conter: kit de primeiros socorros, cabos para fazer chupeta na em caso de a bateria descarregar, uma lanterna, pilhas novas, ferramentas básicas, fita adesiva e luvas.

Ao longo do tempo, a sujeira, insetos, folhas e outros detritos podem se acumular na frente do radiador do veículo e interferir no sistema de arrefecimento. É importante limpar a grade do radiador ao lavar seu veículo para evitar este tipo de problemas.



Antes de "cair na estrada", procure uma oficina ou concessionária para fazer alinhamento e balanceamento do veículo, além de avaliar o estado da suspensão. É bom ficar atento ainda aos estado dos pneus para garantir um bom passeio.

Verifique a pressão e o desgaste dos pneus, inclusive do estepe. Excesso ou falta de pressão dos pneus pode causar desgaste irregular e afetar o consumo de combustível do veículo. Para encontrar o justo equilíbrio da pressão dos pneus, nada melhor do que ter o manual do proprietário.

Antes de pegar a estrada é bom verificar a carga de peso máximo para ter certeza de que não carrega excesso de peso, afinal isso força o motor a trabalhar mais e, consequentemente, consumir mais combustível.

Verifique se há alguma lâmpada queimada (neste caso deve ser substituída) e se os faróis não estão desalinhados. Isso pode reduzir o alcance visual em mais de 20 metros. A verificação inclui faróis e lanternas.

Inspecione visualmente as correias, tubos e mangueiras e substituir aqueles que podem ser danificados ou com fugas. Verifique se todos os cintos de segurança funcionem corretamente, e que nenhum esteja bloqueado. Acima de tudo, é importante que falar com pessoas qualificadas para fazer uma revisão completa e afastar qualquer possibilidade de aborrecimento.


Fonte:motordream
Disponivel em:http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: