5 de fev. de 2014

Inmetro vai certificar freios de veículos


Freios
Foto: Divulgação

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) publica a portaria definitiva com o regulamento que estipula os requisitos mínimos de segurança para a fabricação, importação e venda de materiais de atrito destinados ao uso em freios em veículos.
O grande potencial de risco de acidentes, por conta de não atendimento aos requisitos mínimos de segurança, foi o principal motivo para que o Inmetro decidisse por iniciar um programa para avaliar o produto.

"O objetivo da certificação compulsória é fazer com que as peças produzidas, para abastecer o mercado de carros nacionais e de importados, atendam a requisitos mínimos de segurança, coibindo a comercialização de peças de baixo custo com qualidade e segurança duvidosas”, declarou o diretor de Avaliação da Conformidade, Alfredo Lobo.
Segundo Lobo, o regulamento se aplica a materiais de atrito utilizados em conjuntos de pastilhas de freio a disco e materiais de atrito utilizados em conjuntos de lonas de freio a tambor, para veículos rodoviários automotores.
Fabricantes terão 12 meses para adequar a produção à regulamentação e mais seis meses para finalizar a venda de produtos que estejam de acordo com os novos padrões de qualidade. Já os comerciantes terão 36 meses para adequar seus estoques. Terminados estes prazos, fabricantes e comerciantes que apresentarem produtos nacionais e importados inadequados estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei. Clique aqui e confira o texto final do regulamento.

Participe!Votem no Blog do Largartixa no Top Blog 2013. Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado! Disponível no(a):http://caranddriverbrasil.uol.com.br

Nenhum comentário: