29 de jan. de 2014

Venda de blindados deve ter batido recorde

Associação Brasileira de Blindagem estima 10 mil unidades vendidas em 2013


blindado
Fotos: Divulgação

A Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) estima que o setor de blindagem automotiva tenha batido novo recorde em 2013, com cerca de 10 mil carros tendo recebido a proteção no último ano.  O aumento é uma consequência direta da sensação de insegurança nas grandes cidades, causada principalmente pela alta incidência de latrocínios (roubo seguido de morte).



Segundo os dados da Associação, nos primeiros seis meses do ano passado foram blindados 4.769 veículos no país, um aumento de 11,55% em comparação ao mesmo período de 2012, quando 4.275 carros receberam a proteção. Apesar do levantamento ainda não ter sido concluído, a expectativa é que o número tenha sido ainda maior no segundo semestre.
Em São Paulo, onde o número de veículos roubados em dezembro de 2013 foi o maior em 12 anos, é o líder do ranking de blindagens.  “Desde 1995, quando a entidade iniciou as pesquisas, o Estado paulista aparece no topo do ranking. No primeiro semestre de 2013, foi responsável por 70% da produção nacional”, afirma Laudenir Bracciali, presidente da entidade. Bem atrás do líder está o Rio de Janeiro, com 12%. Pernambuco (4%), Amazonas (3%) e Pará (2%) completam os cinco primeiros colocados.
Tiguan
De acordo com o estudo da Abrablin, os homens representam pouco mais da maioria dos casos de blindagem com 57,5%, sendo que a maioria deles (23%) tem entre 30 e 39 anos. Já entre as mulheres, a faixa etária mais comum é de 40 a 49 anos de idade.
Já no ranking dos modelos mais blindados no primeiro semestre de 2013,o Volkswagen Tiguan aparece na liderança, seguido por Land Rover Range Rover Evoque, VW Jetta, Toyota Corolla e Land Rover Discovery.
Em relação ao preço da blindagem, cinco fatores devem ser levados em consideração. O primeiro deles é o nível de proteção, que vai do “nível I” (mais barata e que resiste a tiros de calibre 38) até o “nível III-A” (mais cara e que resiste a disparos até de Magnum 44).
Evoque
Outros itens são o tamanho da área a ser blindada e o tipo de material usado. Por exemplo, uma blindagem com mais aço tende a ser mais barata do que uma produzida com mais mantas de aramida, porém deixa o carro mais pesado interferindo no desempenho e no consumo.
Por último estão a origem do material (um vidro importado, por exemplo, pode ser mais caro que um nacional) e o "know-how" da blindadora, já que uma empresa de renome cobrará mais caro pelo serviço do que uma blindadora desconhecida.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado! Disponível no(a):http://caranddriverbrasil.uol.com.br/

Nenhum comentário: