17 de jan. de 2014

Saiba proteger seu carro das enchentes

Confira conselhos para dirigir de forma segura em um alagamento

Enchente
Por Marcelo Moura // Fotos: Divulgação

O que acontece quando mau uso do espaço urbano, montanhas de lixo nas ruas e muita chuva se misturam? A resposta está na ponta da língua de qualquer brasileiro: água e enchente por todos os lados. Mas apesar da sensação de “déjà vu” em todo início de ano, poucas pessoas sabem lidar de forma segura caso se vejam frente a frente com uma “parede de água”.



Por isso, caso você ainda não tenha comprado um barco ou a Lotus Esprit submarino do 007, indicamos algumas dicas do pessoal do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) para preservar seu veículo em áreas alagadas.
1. Não banque o herói -  O primeiro passo é saber avaliar bem a situação. Caso você tenha um carro pequeno e “um rio” a sua frente, é melhor não arriscar. A maioria das montadoras estabelece uma altura máxima para essas travessias e a distância não pode exceder o centro da roda do seu carro.
2. Não se empolgue...  - O segredo está em dirigir em baixa velocidade, mantendo uma rotação maior e constante ao motor (cerca de 2.500 rpm). Assim a variação do nível da água diminui e evita o respingo junto ao motor, o que pode contaminar os componentes eletroeletrônicos.
Câmbio
3. Carro automático? -  Coloque o câmbio na posição 1, assim você evita que o carro ganhe muita velocidade e coloque por terra as dicas do item anterior.
4. Use todos os seus recursos -  Não pense duas vezes caso seu veículo seja automático e tenha as opções “Winter” ou “Snow” para ajuste de tração. Usá-los vai beneficiar o controle da velocidade do veículo e da rotação do motor.
5. Não seja teimoso -  Se mesmo com todas as dicas o motor do carro simplesmente apagou durante a travessia, não tente dar partida novamente e chame por ajuda. Isso reduz o risco de danos causados ao motor por um calço hidráulico.
6. Mantenha a calma.  - Se as luzes do painel acenderem, os ponteiros flutuarem, avisos sonoros dispararem desesperadamente e a direção e os pedais ficarem mais “duros”, não entre em pânico. Todos os sintomas, provavelmente, são causados pela perda de aderência entre a correia auxiliar e as respectivas polias da bomba da direção hidráulica, alternador e bomba de vácuo (no caso do carro a diesel), e na maioria das vezes são apenas passageiros.
Painel
7. Desligue o ar-condicionado -  Entendemos que você provavelmente estará nervoso e suando, mas essa prática impede que alguns componentes joguem água na tomada de ar do motor, reduzindo o risco de calço hidráulico.
8. Não é de fábrica -  Veículos rebaixados e turbinados correm mais riscos de sofrer calço hidráulico. Se esse for o caso do seu veículo, redobre a atenção aos procedimentos sugeridos.
Rebaixado
9. Check-up preventivo -  Após atravessar um grande alagamento, confira possíveis alterações do sistema de injeção eletrônica, como maus contatos (que muitas vezes são simples e imperceptíveis nessa fase, mas que podem te dar muita dor de cabeça no futuro).
Elétrico
10. Vá para a oficina -  Seu carro pode ter sofrido com a contaminação do cânister, do óleo da transmissão, do(s) eixo(s) diferencial(is), no caso de veículos com tração traseira ou mesmo quatro por quatro, o que determina a redução da vida útil dos componentes integrantes desses conjuntos, além de riscos acentuados de falhas na embreagem, suspensão e freios.
11. Higiene em dobro -  Limpe o sistema de ventilação, pois após várias passagens por de alagamentos, você estará sujeito à contaminação por fungos, micro-organismos e bactérias. 
Oficina
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