31 de jan. de 2014

Detran-SP passa a ter questões de múltipla escolha no exame para CNH

 Órgão diz que o objetivo é fazer com que candidato pense, e não decore.Banco de dados com 1.000 questões poderá ser consultado na web.
André Paixão Do G1, em São Paulo

O Detran de São Paulo vai modificar a metodologia da prova teórica para quem irá tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de fevereiro. O órgão anunciou nesta quarta-feira (29) que questões objetivas, como dizer o que significa determinada placa de trânsito, deixam de existir, dando lugar a perguntas de múltipla escolha.

Por exemplo, em vez de responder qual é o nome da placa, o futuro motorista escolherá a opção que indica como deve agir caso veja tal sinalização.
"Alteramos a metodologia para que o candidato reflita sobre a conduta ao volante. Não queremos que ele decore o significado de cada placa, mas sim que ele pense, e seja prudente quando estiver dirigindo", explica Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran-SP.
Outra novidade é que o banco de questões usadas no exame teórico será disponibilizado ao público, no site do Detran-SP, a partir do mês que vem. Atualmente, as questões são mantidas em sigilo, diz o departamento. O objetivo é evitar "pegadinhas", diz o presidente.
Os requisitos para aprovação na prova e a tarifa para realizá-la seguem inalterados. O candidato deve pagar uma taxa de R$ 55,39 e, para ser aprovado, precisa acertar pelo menos 21 questões. Depois do exame teórico, ele ainda precisa realizar a prova prática.
Perguntas podem ser consultadas
"Recorremos a parceiros do Detran para revisar e atualizar o banco atual. Vimos que algumas perguntas continham 'pegadinhas' e outras estavam desatualizadas", explica. O banco de questões será aumentado de 600 para 1.000 opções. Em cada prova aparecem 30.
As novas provas abordarão temas como direção defensiva, noções de primeiros socorros, proteção e respeito ao meio ambiente, convívio social no trânsito e funcionamento do veículo. Inicialmente elas serão aplicadas em 50 locais, onde o exame teórico é realizado de forma eletrônica. A partir de março, o novo método será implantado nas provas manuais.
O Detran-SP também pretende ampliar o número de locais com prova eletrônica, com mais 90 unidades até o fim do ano. Para 2015, a meta é que nenhum posto utilize mais o sistema manual.
Simulador
Outra mudança recente no sistema para tirar a carteira de habilitação, mas para todo o país, é a utilização de simulador para aulas práticas, que passou a ser obrigatória por lei. Os alunos vão ter que cumprir cinco horas de prática de direção no aparelho que simula situações de trânsito, antes de sair dirigindo com o instrutor.
Segundo a primeira resolução do Contran, as autoescolas deveriam estar preparadas para dar aulas com o simulador em junho do ano passado. Esse prazo foi prorrogado uma vez, para o último dia 1º. Porém, as autoescolas querem mais um adiamento porque dizem que precisam de mais tempo para se adaptar (veja reportagem do Bom Dia Brasil).

Participe! Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado! Disponível no(a):http://g1.globo.com/sao-paulo

Nenhum comentário: