12 de jan. de 2014

Chegou a hora de pagar o IPVA

Primeira parcela começa a vencer na próxima semana; fique atento às datas de cobrança


Thiago Lasco
Quem tem carro ou moto registrados no Estado de São Paulo deve ficar atento às datas para recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Os donos de veículos com placas de final 1 a 5 devem pagar a primeira parcela já na próxima semana, em bancos, casas lotéricas, terminais de autoatendimento ou pela internet. Para as placas de final 6 a 0, o vencimento é na semana seguinte.

Há também a possibilidade de quitar o tributo em uma única cota, em janeiro ou fevereiro. Para os pagamentos à vista há desconto de 3%.
O abatimento pode parecer pequeno, mas é a opção mais vantajosa, de acordo com o administrador de investimentos Fábio Colombo. "Não há aplicações financeiras que rendam 3% ao mês. Se a pessoa tiver dinheiro disponível na poupança, por exemplo, que tem juros de 0,60% ao mês, compensa pagar o IPVA de uma vez."
Para alertar os contribuintes, a Secretaria da Fazenda começou a enviar em dezembro, pelo correio, 16 milhões de avisos lembrando sobre o vencimento e o valor do imposto.
Na média, o IPVA ficou 5,16% menor que o de 2013. A má notícia é que isso quer dizer que o valor do carro usado caiu.
DÉBITOS ATRASADOS
Se o imposto não for pago no prazo, haverá acréscimo de 0,33% ao dia, até o limite de 20%. Sobre esse valor, recairão juros de 1% ao mês.
Quem tem débitos de anos anteriores poderá pagar o IPVA 2014, mas só conseguirá licenciar o veículo após quitar todas as pendências. Se for flagrado sem o licenciamento, o motorista fica sujeito à multa, apreensão do veículo e sete pontos na CNH.
Para quitar dívidas antigas de IPVA, basta ir a uma agência bancária e informar o número do Renavan ou do CPF. O cálculo das taxas atrasadas será feito na hora.
Pelo telefone 0800-170110 é possível tirar dúvidas e saber o valor do IPVA do veículo.
Na próxima semana começa a vencer a primeira parcela, ou cota única com desconto, para carros e motocicletas

Participe! Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado! Disponível no(a):http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro

Nenhum comentário: