17 de nov. de 2013

WRC: Ogier fecha 2013 com vitória dominante no Rali de Gales

Latvala sofreu problema mecânico no Polo durante o 19º estágio e não pôde ameaçar liderança do francês; Neuville rechaça ataque de Mikkelsen e completa pódio

Ingrassia e Ogier comemoram vitória no Rali de Gales (Foto: Jon Super/AP)Ingrassia e Ogier comemoram vitória no Rali de Gales (Foto: Jon Super/AP)

Encerrando de forma brilhante a temporada de retorno da Volkswagen ao WRC (Mundial de Rali), Sébastien Ogier consolidou na manhã deste domingo sua primeira vitória no Rali de Gales. Foi o nono triunfo do francês, campeão mundial com duas rodadas de antecipação, no ano.

Ogier assumiu o controle da prova logo no início do percurso ao vencer seis dos nove estágios disputados na sexta-feira. Seu companheiro Jari-Matti Latvala chegou a ficar a 17s da liderança quando faturou o 14º estágio no sábado, mas o campeão alargou sua vantagem novamente para 20s antes do fim do dia.
A corrida foi decidida quando Ogier foi o mais rápido no estágio de 21,2 km em Dyfnant, na manhã deste domingo, e o finlandês emperrou seu Polo no 19º, perdendo tempo no cronômetro. O curto loop de etapas nesta tarde deu poucas chances de recuperação ao nórdico da Volks e o novo campeão mundial fechou o percurso sem maiores problemas, garantindo sua 16ª vitória no Mundial de Rali.

Primeiro reforço da Hyundai para 2014, Thierry Neuville completou sua última prova pela M-Sport em terceiro. O belga sofreu pressão de Andreas Mikkelsen, da Volks, durante os estágios do sábado, mas respondeu no dia seguinte ao encerrar a 19ª etapa – o powerstage em Clocaenog – com o melhor tempo. Após o resultado no País de Gales, Neuville terminou a temporada em alta, com o vice-campeonato.
Embora tenha vencido dois estágios no sábado, Mikkelsen se atrapalhou nas etapas do domingo e teve de se contentar com o quinto lugar. O dinamarquês rodou na 17ª etapa e se complicou numa barragem na 19ª, desperdiçando a chance de uma tripleta da Volks. Ele acabou terminando a prova atrás de Mads Ostberg, que triunfou no 18º estágio e chegou em quarto com um Fiesta da M-Sport.
No WRC2, o galês Elfyn Evans levou a multidão ao delírio ao confirmar sua primeira vitória na temporada. Já Robert Kubica, competindo na classe principal pela primeira vez com a Citroen, abandonou a prova no sábado após capotar duas vezes ao longo do percurso.
Nota: Em razão de um problema no sistema de cronometragem, a organização do WRC ainda não divulgou a classificação final do Rali de Gales. Assim que os resultados forem anunciados, vamos  disponibilizar a tabela com os dez primeiros e seus respectivos tempos neste espaço.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: