26 de nov. de 2013

Flagra: VW testa Saveiro com novo motor 1.6 16V até debaixo d’água

Flagra Saveiro Cross 1.6 16V Carplace (2)
O que faz uma Saveiro Cross com placas verdes numa das estradas preferidas da VW para fazer testes de rodagem com seus futuros modelos?
Fácil: trata-se da picape com o novo motor 1.6 16V da família EA211 (a mesma do 1.0 três cilindros do Fox Bluemotion). Nós já tínhamos ouvido de fontes ligadas à marca que a novidade estava rodando por ali, mas pela primeira vez conseguimos fotografá-la – apesar da chuva e dos esforços do motorista para evitar o flagra. Nada muda externamente na picape, mas, além do nítido melhor desempenho, o ronco do novo bloco também difere do antigo 1.6 8V usado na linha Gol.
Flagra Saveiro Cross 1.6 16V Carplace (3)
Como haviam adiantado nossos informantes, a primazia de uso do novo motor vai caber à Saveiro. Mas, a princípio, somente na versão topo de linha Cross, como aconteceu com o Fox Bluemotion – que estreou o motor tricilíndrico que será usado no Up!. A previsão é de que a picape vitaminada chegue no primeiro semestre de 2014, após o lançamento do Up!, previsto para o primeiro trimestre. Outra atração para a Saveiro é que, também de acordo com informantes, ela terá uma versão cabine dupla com quatro portas para fazer frente à recém-lançada Strada três portas.
Flagra Saveiro Cross 1.6 16V Carplace (1)
Como noticiamos na época em que começou a se cogitar a vinda do Santana (abortado), o motor EA211 1.6 16V Flex renderá até 120 cv com etanol (115 cv com gasolina) e terá tecnologia de aquecimento do combustível vegetal para eliminar o tanquinho de gasolina da partida a frio. Fora isso, essa família de motores traz comando de válvulas variável na admissão e o coletor de escape integrado ao cabeçote, para que atinja a temperatura ideal de trabalho mais rapidamente.
Flagra Saveiro Cross 1.6 16V Carplace (5)
Depois da picape, que ficará mais forte para enfrentar a eterna rival Fiat Strada (que conta até com um 1.8 16V de 132 cv), o destino do novo 1.6 16V será o restante da linha Gol e Voyage, Fox (este já com a reestilização prevista para o ano que vem) e uma provável futura versão de entrada do novo Golf nacional, em 2015.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):

Nenhum comentário: