16 de nov. de 2013

Conheça a história de quando a Nissan quase fez um rival para o NSX


1987_Nissan_MID4_Type-II_concept_01
A Nissan não tem um supercarro como o NSX a Honda e o LFA da Toyota. O que eles têm, é algo que pode derrotar a maioria dos supercarros, o GT-R. Claro, ele é incrível, mas imagine se estes dois protótipos MID4 tivessem sido produzidos para fazer frente ao NSX.

Um Nissan ou Infiniti insano com motor central provavelmente apareceria de algum lugar. Bem, na metade dos anos oitenta não havia a Infiniti, que só apareceu em 1989, mas a Nissan queria desenvolver novas tecnologias e o que pode ser melhor como plataforma de testes do que um supercarro futurista?
A missão caiu na mesa de Shinichiro Sakurai, que havia sido engenheiro de chassi na Prince, nos anos cinquenta, e na época era o chefe da equipe do Skyline. Começando na primavera de 1984, os primeiros quatro protótipos do MID4 I foram finalizados em menos de um ano.
1121
Apresentado no Salão de Frankfurt de 1985, o carro conceito branco tinha uma versão de comando duplo do motor V6 do 300ZX ajustado para produzir 248 cv. Ele também tinha tração integral vinda da Europa com distribuição 33/67 e HICAS, o sistema de esterçamento das quatro rodas da Nissan, que ainda estava na fase de desenvolvimento.
 
A esportividade foi ainda mais reforçada pela suspensão ajustável totalmente independente, com braços triangulares duplos na dianteira e sistema de torres com quatro braços de controle na traseira) e discos de freio nas quatro rodas com ABS. A Nissan dizia que a velocidade máxima era de 250 km/h.
Em 1987, eles deram um upgrade ao conceito e ele se tornou o MID4 II. Desta vez apresentado no Salão de Tóquio de 1988, o carro tinha 334 cv graças ao motor VG30DETT biturbo. Com 1.400 kg e perfil mais aerodinâmico, o público esperava que ele fosse o supercarro da Infiniti para 1990.


 
 
Infelizmente, quando o carro chegou aos contadores a Nissan abandonou o projeto com apenas três protótipos MID4 II finalizados. O sistema de esterçamento das quatro rodas acabou se tornando realidade em outros modelos futuros.

Enquanto isso, Soichiro Honda e Ayrton Senna estavam preparando um certo NSX…
639



Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

Nenhum comentário: