7 de out. de 2013

Nascar:Harvick domina etapa do Kansas e cresce na briga pelo campeonato

Competidor da Childress liderou mais da metade da prova no trioval, embora tenha tido de escalar o pelotão na fase intermediária; Kenseth segue líder

Kevin Harvick celebra triunfo no Kansas (AP Photo/Colin E. Braley)Kevin Harvick celebra triunfo no Kansas (AP Photo/Colin E. Braley)

Com uma atuação dominante a partir da pole position, Kevin Harvick conquistou neste domingo a vitória da etapa do Kansas, 30ª da temporada da Sprint Cup e quarta do Chase, e se recolocou como forte candidato ao título da principal divisão da Nascar em 2013.

No cômputo das 267 voltas, o competidor da Richard Childress liderou mais da metade, em dois longos trechos divididos entre o início e o final da prova. No miolo, contudo, o piloto do #29 teve de se recuperar de uma situação adversa, após fazer um pitstop em bandeira verde e cair para o fim do pelotão, pouco antes de uma das 15 amarelas do dia ser acionada.
Apesar do revés, Harvick provou ter o carro mais competitivo no trioval de 1,5 milha e ganhou posições com facilidade até retomar a ponta, cruzando com 1s140 de vantagem sobre o surpreendente Kurt Busch. Volante da modesta Furniture Row, o campeão de 2004 bateu no último treino livre e teve de largar com o carro reserva, sendo jogado para o fim do grid. Ainda assim, fez uma corrida cerebral e concluiu em segundo, logo à frente de Jeff Gordon.

O tetracampeão da Hendrick foi acometido pelo mesmo problema de Harvick, mas, assim como o rival, também conseguiu alçar o Chevrolet #24 à zona dos três primeiros no resultado final. Apesar de uma rodada, Joey Logano foi o melhor representante da Ford, em quarto com o #22 da Penske, logo à frente de outro competidor da marca americana, Carl Edwards, da Roush Fenway.
Em uma prova bastante acidentada, o competidor do #99 também teve o seu momento de enrosco, ao provocar um acidente com Kyle Busch, mas herdou um ugar no top five na última passagem, quando ultrapassar um lento Jimmie Johnson, que perdeu potência a bordo do SS #48 da Hendrick perto do encerramento, concluindo em sexto.
Líder do campeonato, Matt Kenseth viveu um domingo difícil, pois enfrentou dificuldades de equilíbrio com o Toyota #20 da Joe Gibbs durante toda a disputa. Para piorar, ele foi punido por excesso de velocidade nos boxes e não passou da 11ª colocação. Apesar do mau resultado, Kenseth segue na ponta da tabela, com 2.183 pontos, apenas três à frente de JJ. Harvick cresceu na disputa e agora é o terceiro, com 2.158, contra 2.151 de Gordon.
Kyle Busch abandona bolha #18 da Gibbs após acidente com Edwards no Kansas (AP Photo/Orlin Wagner)
Kyle Busch abandona bolha #18 da Gibbs após acidente com Edwards no Kansas (AP Photo/Orlin Wagner)

O grande prejudicado do dia foi Kyle Busch. Além de repetir o feito do irmão e bater no último treino livre, o volante do #18 rodou logo na passagem de abertura, em manobra para evitar uma batida com Danica Patrick, e depois se envolveu em toques com Juan Pablo Montoya e Carl Edwards. No último deles, o abandono foi inevitável, deixando-o em quinto na tabela de pontuação. A próxima etapa da Cup está marcada para este sábado, no quadrioval de Charlotte.
Resultado final – Kansas (dez primeiros):
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Kevin Harvick (EUA/Richard Childress-Chevrolet) 267 voltas em 3h29min10s
2º. Kurt Busch (EUA/Furniture Row-Chevrolet) a 1s140
3º. Jeff Gordon (EUA/Hendrick-Chevrolet) a 1s811
4º. Joey Logano (EUA/Penske-Ford) a 3s774
5º. Carl Edwards (EUA/Roush Fenway-Ford) a 6s917
6º. Jimmie Johnson (EUA/Hendrick-Chevrolet) a 7s681
7º. Paul Menard (EUA/Richard Childress-Chevrolet) a 8s274
8º. Dale Earnhardt Jr. (EUA/Hendrick-Chevrolet) a 8s575
9º. Marcos Ambrose (AUS/Richard Petty-Ford) a 10s581
10º. Aric Almirola (EUA/Richard Petty-Ford) a 11s779

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: