17 de out. de 2013

Fenômeno retrô atinge mercado automotivo com ’Pin Up Girls’

 Fotos: Divulgação
Fenômeno retrô atinge mercado automotivo com ’Pin Up Girls’
Carros e estratégias publicitárias das décadas passadas inspiram os dias de hoje, assim como acontece em outros mercados

Desde 2005 se fala de um "flashback" de modas passadas e sutilmente alguns sucessos de outrora foram sendo resgatados e readaptados. Itens inspirados das décadas de 50, 60, 70 e 80 fizeram os termos "vintage" e "retrô" se tornarem habituais nos dias de hoje, principalmente a partir de 2007.
Estes conceitos estão presentes no mundo da moda, da decoração, arquitetura, festas temáticas e até na indústria de automóveis, onde modelos clássicos de carros têm voltado a despertar o interesse de grande parte do público. Dentro do mercado de veículos, um dos temas retrôs de maior apelo são os Pin Ups.

Trata-se de fotografias ou ilustrações de mulheres em poses sugestivas e sensuais, acenando ou sorrindo para a câmera com olhos impactantes, lábios vermelhos, decotes, sapatos de salto-alto, meias com liga, entre outros. Ao fazer uma busca na indústria automotiva de algumas personagens tradicionais, conhecidas como Pin Up Girls, encontramos imagens que se destacam como obras de arte, pinturas e algumas outras que se tratam de modelos famosas que personificaram o conceito.


Ao invés de serem vistas como mulheres que quebraram regras da época, as garotas Pin Up foram literalmente objetos que serviram para alimentar a imaginação e as fantasias de centenas de milhares de homens, que até penduravam tais imagens em suas paredes.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as Pin Up Girls não eram apenas modelos de carne e osso fotografadas, mas também desenhos sugestivos de mulheres imaginárias vestidas em uniformes militares, vendidas em forma de revistas e enviadas às tropas americanas. Algumas das mais conhecidas foram as chamadas "Varga Girls", criadas por um dos mais famosos pintores de modelos Pin Up, o peruano Joaquin Alberto Vargas e Chaves. Suas pinturas foram adaptadas para adornar a fuselagem de muitos aviões da Segunda Guerra.


No início de 2008, a palavra Pin Up começou a preencher todas as páginas de revistas de moda, algo que resultou no surgimento de uma nova estética, inspirada pela moda dos anos 50. As Pin Up Girls modernas têm uma aparência menos ingênua que suas antecessoras, o que se tornou uma imagem ícone na indústria automobilística mundial. A presença de uma mulher sensual ao lado de um carro esporte clássico virou a fórmula perfeita para capturar ainda mais o interesse do público masculino.

Diante disso, algumas marcas do mercado de automóveis utilizam a imagem de uma Pin Up Girl em suas publicidades. Entre as que se destacam estão a Volkswagen, BMW, Vespa e Harley Davidson.


Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: