25 de set. de 2013

A bordo de um Focus 1.0 EcoBoost, dupla percorre 1.619 km com apenas um tanque de combustível

Fotos: Divulgação
A bordo de um Focus 1.0 EcoBoost, dupla percorre 1.619 km com apenas um tanque de combustível
Noruegueses fizeram média de 30,3 km/l em uma viagem que durou 28 horas e passou por três países

O motor 1.0 litro EcoBoost da Ford deu mais uma prova do porque foi eleito o Motor Internacional do Ano em 2013. Uma dupla norueguesa, a bordo de um Ford Focus equipado com o propulsor que gera 125 cv, viajou 1.619 km com apenas um tanque de combustível.
Knut Wilthil e Henrik Borchgrevink passaram por Finlândia, Suécia e Noruega em um trajeto que durou 28 horas até ficarem sem gasolina em Oslo, capital da Noruega.

A média de consumo da dupla, que dirigiu de forma eficiente a maior parte do caminho, foi de 30,3 km/l – a Ford estima o consumo em 20 km/l. Os "pilotos ecológicos" mantiveram uma média de velocidade de 60 km/h e, evitaram ao máximo apertar o pedal de freio e ligar o ar-condicionado. E vale lembrar que o tanque de combustível tem capacidade para 55 litros.



EcoBoost 1.0 litro

O primeiro a receber o EcoBoost 1.0 foi o médio Focus, nas versões hatch e station wagon. O propulsor, dotado de turbo para conseguir chegar à potência indicada, pesa apenas 95 kg e tem dimensões muito enxutas – consegue ser equilibrado em cima de uma folha de papel tamanho A4! O baixo peso da unidade é capaz de tornar mais leve qualquer carro no qual ele for aplicado, além de melhorar o comportamento dinâmico, com menos massa na dianteira do carro.

Além disso, conta com avançadas soluções tecnológicas, como dois circuitos de arrefecimento, para que todo o motor chegue à temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente e com uniformidade. Isso permite que a fase de menor eficiência seja quase suplantada e o 1.0 litro perca apenas 7% das capacidades na fase fria, metade do percentual de outros motores. A Ford até dispensou as árvores balanceadoras normalmente usadas para curar a maior vibração dos propulsores três cilindros. No lugar delas, um volante do motor com distribuição de massa propositalmente irregular cumpre a função e economiza no peso total do propulsor.



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