15 de jul. de 2013

O BMW M4 será mais leve — e turbinado


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Como vimos na semana passada, não existe mais BMW M3 Coupe. Morreu. Kaput. Já Elvis. Extinto como o dodô. Em seu lugar, teremos a versão M do BMW Série 4, que deverá se chamar M4. E um executivo da BMW já deu mais detalhes do carro em uma entrevista no Top Gear. Veja só.

Matt Collins, gerente de produtos para carros pequenos e médios da BMW, confirmou para o Top Gear um detalhe do qual todos suspeitávamos: o BMW M4 será turbinado.
Collins, contudo, se recusou a dar a configuração do motor, embora as maiores suspeitas caiam sobre um seis em linha para ficar abaixo do V8 turbo do M5.
Será a primeira vez que um Série 3 Coupe M usará turbo — o modelo já usou de tudo, desde um quatro-cilindros, passando por um seis em linha, até um V8 na última geração.
Collins disse que os fãs têm recebido bem a ideia de um turbo até agora:
“Posso dizer que será um motor turbo. Pelas emissões, mas também porque a tecnologia em turbos já está forte o bastante para entregar desempenho e a dinâmica a que as pessoas estão acostumadas.”
Ele cita os últimos M5 e M6, ambos usando um monstruoso V8 biturbo de 4,4 litros e 560 cv. “Como as pessoas aceitam estes carros? Talvez com um pouco de apreensão no começo, mas os donos dos novos M5 e M6 nos disseram que estão satisfeitos com o aumento na potência (do motor turbinado) e do torque abundante em baixas rotações”.
Collins também entrou em outro aspecto importante do M4: comparado ao M3 E92, ele vai perder alguns quilos. Ele até diz isso duas vezes!
“O que a gente queria era mais foco no alívio de peso”, ele diz. “A filosofia será entregar desempenho através do uso otimizado dos materiais — ligas leves, muita fibra de carbono, etc — em vez de só tentar deixar o motor mais potente para mover o mesmo carro, ou exagerar tanto a ponto de ele perder as raízes do M3″.
“Queremos mesmo nos focar no alívio de peso. Além do mais, temos a tecnologia nos nossos carros ‘i’ — fibra de carbono, plástico reforçado e assim por diante — então nós realmente estamos nos empenhando. Um pouco mais leve. Eu não diria ‘um carro de corrida’, mas um foco maior na dinâmica.”
São boas notícias, afinal. O M3 E92 é um carro de desempenho matador, mas não é leve, de forma alguma. O fato de seu sucessor perder alguns quilinhos é uma boa notícia não apenas em termos dinâmica, mas também de economia de combustível.
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Collins também confirmou que o novo carro se chamará M4, e reconhece que perder o nome M3 — ao menos até a chegada do novo sedã, que poderá acontecer — é uma decisão importantíssima para a marca. Ele diz que é uma responsabilidade muito grande fazer o carro direito, e é por isso que eles não vão apressar as coisas.
Não sei. Eu tenho uma teoria estranha que diz que quando o carro for lançado, a BMW vai dar par trás no último instante e chamar o carro de M3 Coupe ou algo do tipo. Dane-se ele ser baseado no Série 4; ultimamente eles chamam seus carros do jeito que quiserem, como 1 M Coupe, X6M, ou Série 6 Gran Coupe.
Posso estar errado, e reconheço talvez tenhamos 10% ou menos de chance de ver isto acontecer. Eu só ficaria surpreso em vê-los jogando fora o nome M3 e todo o legado que vem com ele. Chamar uma variação do Série 4 de “M3″ não faria menos sentido do que tudo que eles têm feito.
O que você espera do novo M4?
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