26 de jul. de 2013

Motocicletas: confira os prazos para a inspeção veicular 2013

BMW-F800GS-2013-8
O calendário de inspeção veicular 2013 segue sem alterações, portanto as motocicletas com placas finais de 1 a 7 já podem realizar a inspeção veicular ambiental, sendo que o prazo legal para as motos de placas finais 1, 2 e 3 terminou nos últimos dias de abril, maio e junho, respectivamente.

A inspeção pode ser feita a qualquer tempo, porém quem não cumprir o prazo determinado por Lei estará sujeito à multa de R$ 550 caso seja parado em uma fiscalização de trânsito ou flagrado pelos radares responsáveis em multar quem desrespeita o rodízio. A falta de aprovação na inspeção também impede o licenciamento. Os proprietários de motos com placas final 4 tem até 31 de julho para fazer a inspeção sem correr o risco de ser multado.
As motocicletas licenciadas antecipadamente em 2013 também precisam fazer a inspeção, caso contrário o licenciamento de 2014 será bloqueado e o veículo estará sujeito a multa até que regularize a situação.
Cuidados
Alertamos que a maioria das motocicletas vistoriadas é reprovada na emissão de CO, portanto antes de agendar a inspeção procure um mecânico de confiança e faça a manutenção necessária. Nesse link seu mecânico encontrará dicas importantes e um passo a passo de tudo que é verificado nas quatro etapas da inspeção (pré-inspeção visual, inspeção visual, inspeção computadorizada e inspeção de ruídos).
Agendamento
Antes de se dirigir ao Centro de Inspeção, o proprietário deverá agendar a vistoria. Para isso, é necessário ter em mãos o número do RENAVAM para a emissão da guia no valor de R$ 47,44. O agendamento, bem como a emissão da guia de pagamento, está disponível no site da Controlar.
Após 72 horas do pagamento, o proprietário poderá ligar para (11) 3545-6868 ou entrar novamente no site e escolher o melhor local, dia e horário para realizar a inspeção. A vistoria pode ser feita de segunda a sábado, das 7h às 19h, em um dos 16 centros de inspeção.
Os proprietários de veículos reprovados ou rejeitados terão 30 dias para fazer a manutenção necessária e reagendar a inspeção sem que seja cobrada nova tarifa, porém estão sujeitos às mesmas penalidades (multa e licenciamento bloqueado), caso a reinspeção seja feita fora do prazo legal.
Prazos
placas
Reembolso
Lembrando que quem for aprovado na inspeção veicular já pode solicitar o reembolso da tarifa, de responsabilidade da Prefeitura de São Paulo. Para saber dos procedimentos acesse este link.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://carplace.virgula.uol.com.br

Nenhum comentário: