27 de jul. de 2013

F-1:"O que aconteceu foi estúpido, uma vergonha", lamenta Webber; veja declarações

Pilotos comentam treino classificatório para o GP da Hungria, décima etapa da temporada da F1

Mark Webber, da Red Bull (Foto: AP Photo/MTI, Imre Foldi)Mark Webber, da Red Bull (Foto: AP Photo/MTI, Imre Foldi)

RED BULL
Mark Webber: 10º (sem tempo)
Sebastian Vettel: 2º (1min19s426)
Mark Webber mostrou profunda insatisfação com sua situação durante o classificatório. Por conta de problemas em seu carro, como a falta de KERS, o piloto, que chegou a ir para o Q3, resolveu nem marcar tempo na última parte. Ao comentar o caso, o australiano afirmou ter sido decepcionante e uma vergonha.

“Foi um classificatório extremamente decepcionante. É claro que tínhamos muitos problemas com o carro e deixamos muito tempo de volta na garagem. Não tínhamos KERS, e um ajuste básico na caixa de câmbio. Isso foi estúpido, vergonhoso, e este é um circuito horrível largar tão de trás. Deveríamos estar desafiando as filas da frente, e estou apenas na décima colocação. Isso é um saco. Estamos muito longe da posição de que o RB9 é capaz. Fiquei feliz em como pilotei, mas isso não conta na tomada de tempos quando você precisa de tudo no limite”, lamentou.
Já Sebastian Vettel se motrou bastante feliz com sua atuação neste sábado, e reconheceu o bom trabalho que seu adversário Lewis Hamilton, que conquistou a pole position, fez em pista. “Hamilton fez um trabalho excepcional hoje”, admtiu o alemão.
MERCEDES
Lewis Hamilton: 1º (1min19s388)
Nico Rosberg: 4º (1min19s720)
Nos momentos finais da tomada de tempos para o GP da Hungria, Lewis Hamilton conseguiu superar o bom tempo de Sebastian Vettel e cravou a pole position. Porém, mesmo com o bom resultado, o britânico reconheceu a difícil tarefa que será vencer neste domingo. “Temos um caminho íngreme a escalar com estes pneus e, se ganharmos, seria um milagre”, lamentou.
Nico Rosberg avaliou seu desempenho como positivo, e se mostrou surpreso com a atuação do carro nas altas temperaturas. Porém, o alemão afirmou que esperava melhor resultado no grid de largada. “Nossa velocidade foi um pouco surpreendente hoje, já que o ajuste do carro estava mais focado para a corrida. Mas funcionou bem em altas temperaturas. É ótimo para a equipe começar da quarta posição e da pole position, e espero que consigamos fazer uma boa saída, mesmo que eu comece do lado sujo do grid. O classificatório não foi perfeito para mim no final, e a pole não foi possível hoje. Agora iremos nos focar no amanhã e creio que nos sairemos bem com a temperatura quente”.
FERRARI
Fernando Alonso: 5º (1min19s791)
Felipe Massa: 7º (1min19s929)
Largando apenas três posições atrás de Sebastian Vettel, Fernando Alonso comemora o fato de largar perto do atual líder da temporada, e declarou que a quinta colocação no grid é algo positivo para a Ferrari. “A quinta colocação no grid é um pequeno milagre”, admitiu o espanhol.
Felipe Massa, como em quase todas as etapas já disputadas nesta temporada, reconheceu que sua equipe perdeu terreno para as adversárias no classificatório, ressaltando esse como o ponto fraco do time italiano. “Estamos conscientes do fato de que o sábado ainda é nosso ponto fraco”, avaliou o brasileiro.
LOTUS
Romain Grosjean: 3º (1min19s595)
Kimi Raikkonen: 6º (1min19s851)
Animado com seu desempenho em todas as sessões realizadas até agora em solo magiar, Romain Grosjean espera ter condições de desafiar Hamilton e Vettel ao longo das 70 voltas do GP da Hungria, no domingo. “O fim de semana tem sido muito bom até aqui. [A prova] será realizada com diferentes estratégias e vamos tentar explorar o máximo do carro quando tivermos pista livre. Lewis fez uma volta muito rápida, mas não estamos tão distantes de Sebastian e tudo pode acontecer na prova, dependendo dos pneus”, previu.
Ao mesmo tempo, Kimi Raikkonen ainda está sofrendo para se acostumar aos reformulados pneus Pirelli, que agora são formados com a borracha de 2013 e a estrutura do ano passado. “Eles são um pouco como os do ano passado, não tão fortes como aqueles que estávamos usando [até aqui em 2013]. Isso não é o ideal para mim”, avaliou.
Raikkonen, da Lotus, em Hungaroring Foto: (AP Photo/Petr David Josek)
Raikkonen, da Lotus, em Hungaroring Foto: (AP Photo/Petr David Josek)
TORO ROSSO
Daniel Ricciardo: 8º (1min20s641)
Jean-Éric Vergne: 14º (1min21s0294)
Daniel Ricciardo parece querer provar ser apto para a vaga da Red Bull. O australiano largará na oitava posição na Hungria, e com isso em vista, comemorou o resultado, mostrando otimismo para a prova no domingo. “É bom estar no Q3 novamente. Fizemos algumas mudanças durante a noite e parece que funcionaram, apesar de ter encontrado algum problema hoje. Mas extraímos o máximo do carro, e fiquei feliz de como pilotei e como estou no momento. Agora vem o que importa no fim de semana, e tentaremos ser os melhores. Não estou muito chateado em sair do lado sujo do grid, pois tenho certeza de que será tudo bem”, afirmou.
Fora no Q2, Jean-Éric Vergne lamentou o ocorrido, mas disse esperar cfazer uma boa corrida no domingo, para conseguir o máximo de pontos necessário. “Não sei como acabei tão mais devagar que meu companheiro no Q2, então tentarei analisar os dados. Amanhã será bem difícil nessas condições, especialmente com os pneus macios, então, ter a estratégia certa fará diferença. Ainda estou otimista de que farei uma boa prova e conseguirei muitos pontos para a equipe”
MCLAREN
Sergio Pérez: 9º (1min22s398)
Jenson Button: 13º (1min20s777)
Sergio Pérez exaltou o bom resultado que conquistou na tomada de tempos, e agradeceu a McLaren pelo bom trabalho realizado. “Gostaria de agradecer ao incrível trabalho que a equipe realizou, pois não perdemos nenhum tempo de pista. Estou torcendo para que tenhamos um bom carro para a corrida, que não tínhamos faz algum tempo. Por conta de nosso ritmo, sabíamos que não iríamos terminar no top-5, e dada a escolha dos nossos pneus, creio que estamos em uma boa posição para amanhã”, disse o mexicano.
Sergio Pérez durante classificatorio do GP da Hungria (foto: AP Photo/Bela Szandelszky)
Sergio Pérez durante classificatorio do GP da Hungria (foto: AP Photo/Bela Szandelszky)
Jenson Button admitiu que esperava se sair melhor em Hungaroring, e declarou que o foco da equipe está no desenvolvimento do carro para a próxima temporada. “Esperava ir um pouco melhor aqui. Fizemos alguns bons avanços, mas encontramos um pouco de dificuldade este final de semana. O negócio é que os pneus usados tem bom equilíbrio, mas os novos não, principalmente na frente do carro, o que é limitador. As dicas que tivermos com as próximas corridas será para o desenvolvimento do monoposto de 2014. Eles não estão apenas jogando as coisas no carro, porque obviamente eles se importam com o ano que vem um pouco mais. Amanhã teremos a chance de lutar por bons pontos, já que estamos em uma estratégia diferente dos demais. Esse é o foco, marcar o máximo de pontos possível”.
FORCE INDIA
Adrian Sutil: 11º (1min20s569)
Paul di Resta: 18º (1min22s043)
Não passar para o Q3 não abalou Adrian Sutil. Para o alemão, o resultado foi positivo, e ele mostrou satisfação com a 11ª posição no grid. “Estou satisfeito com minha volta, isso foi o máximo que tinha para hoje. Largar da 11ª colocação é positivo, pois isso nos dá maior espaço para pensar na estratégia dos pneus. O principal para amanhã é continuar tentando e marcar alguns pontos”, avaliou.
Diferente de seu companheiro de equipe, Paul di Resta se mostrou inconformado por não ter saído do Q1. O piloto lamentou a dificuldade que sentiu com o carro, e ressaltou o trabalho que terá durante a noite. “Foi uma sessão difícil, e estou confuso no porquê lutamos tanto com os pneus macios. Teremos muito trabalho para amanhã, mas voltaremos renovados e prontos para a briga. Precisamos seguir em frente, então pensaremos muito na estratégia. Creio que o principal é entender o que aconteceu com nosso desempenho hoje para voltarmos melhores amanhã”, analisou.
SAUBER
Nico Hulkenberg: 12º (1min20s580)
Esteban Gutiérrez: 17º (1min21s724)
Nico Hulkenberg não se mostrou totalmente feliz com a posição que sairá, mas disse estar otimista, e que seu objetivo para o domingo é conquistar ao menos um ponto para o time. “O meio do grid está bastante apertado agora. Mas não estou decepcionado, porque eu fiz uma boa volta, e isso é o máximo que era capaz de extrair do carro. Podemos ficar felizes com a 12ª colocação, já que somos realistas. Amanhã tenho que ter uma boa largada e então pensar em conseguir um ou dois pontos”.
Hulk, da Sauber, durante sábado do GP da Hungria (foto: AP Photo/Bela Szandelszky)
Hulk, da Sauber, durante sábado do GP da Hungria (foto: AP Photo/Bela Szandelszky)
Esteban Gutiérrez mostrou decepção por sair logo no Q1, e afirmo que o mau resultado foi por conta da mudança de temperatura da pista. “Hoje não correu da maneira que queríamos. Esperava ficar mais próximo do pelotão da frente e passar ao Q2, pois tínhamos o ritmo, com certeza. As condições mudaram drasticamente de ontem para hoje, e foi extremamente difícil me adaptar a isso em apenas uma volta. Amanhã será uma longa corrida, terei de sair bem e então lutar para me manter no meio do grid”
WILLIAMS
Pastor Maldonado: 15º (1min21s133)
Valtteri Bottas: 16º (1min21s219)
Pastor Maldonado declarou que o carro não trabalhou do modo que esperava, mas disse esperar uma boa corrida no domingo. “Durante o final de semana conseguimos melhorar bastante o carro, que está mais competitivo. Não conseguimos ir muito bem esta tarde, mas espero que amanhã consigamos conquistar algumas posições”, afirmou o piloto.
Seguindo o companheiro de equipe, Valtteri Bottas também não mostrou total satisfação com o resultado, mas relembrou a última corrida, em que teve bom resultado, e espera poder repetir o episódio na Hungria. “Sempre existem coisas que poderia ter feito melhor, e não estava feliz com o equilíbrio do carro. Mas na última corrida estávamos bem próximos de terminar na zona de pontuação, então espero que neste final de semana esse cenário se repita”, comentou.
CATERHAM
Charles Pic: 19º (1min23s007)
Giedo van der Garde: 20º (1min23s333)
Charles Pic comemorou o resultado final, afirmando que conseguiu alcançar o objetivo principal e mostrando otimismo para a corrida de amanhã. “Nosso objetivo era larger na frent das Marussias, e conseguimos isso com ambos os carros, e com uma vantage considerável, então estou satisfeito em como a sessão correu. Já estou ansioso para a forte corrida que teremos amanhã”, declarou.
Giedo va der Garde não se viu muito feliz com a 20ª posição, mas pontuou que poderia ter sido melhor, caso não encontrasse outros carros em sua frente. “Não acredito que o meu tempo final tenha sido o melhor que poderia ter feito hoje. Infelizmente encontrei tráfego no primeiro setor, o que me custou alguns décimos., mas ignorando isso, sairemos à frente dos nossos adversários, o que é bom. Com uma boa largada e uma boa estratégia, creio que teremos um domingo decente”, ressaltou.
MARUSSIA
Jules Bianchi: 21º (1min23s787)
Max Chilton: 22º (1min23s997)
Jules Bianchi lamentou a falta de ritmo da Marussia, e disse que a tomada de tempos não foi como esperava ser. “Não estamos onde queríamos neste ponto do final de semana, e creio que enfrentaremos uma difícil corrida amanhã, em um circuito já bastante desafiador. Fizemos alguns avanços, mas ainda não foi o suficiente. Amanhã será difícil para os pilotos e equipe, mas creio que encontraremos a estratégia certa”, opinou.
Concordando com seu companheiro de equipe, Max Chilton, afirmou que o objetivo, terminar à frente das Caterhams, não teve sucesso. “Tem sido um final de semana duro para nós, e infelizmente não conseguimos ficar na frente das Caterhams amanhã. O que posso ver de positivo é meu ritmo, em comparação ao meu companheiro de equipe. Meu objetivo era melhorar meu ritmo de classificatório, e é bom ver o resultado. Sei que amanhã será uma corrida desafiadora, mas estou confiante de que conseguiremos recuperar as posições que perdemos”, lamentou.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: