10 de jul. de 2013

Este cartão dá gasolina grátis – até o fim da vida!


gulftravelcard02

Vinde, ó Cartão Santo, enchei os tanques dos vossos fiéis gearheads. Perdoai nossas arranhadas de marcha. Ajoelhai-vos: este é o Gulf Oil Travel Card pessoal do ator e piloto Steve McQueen. Com este Santo Graal em forma de cartão, o protagonista de “Bullitt” teria gasolina grátis até o fim de sua vida – ele nos deixou em 7 de novembro de 1980. A data de expiração do cartão? Nada menos que dezembro de 1999. Por que ele tinha esta mamata?


Como vocês sabem, a Gulf Oil teve forte envolvimento com o automobilismo no fim da década de 1960 e começo da de 1970, especialmente com a equipe John Wyer Automotive – aquela que correu com os GT40 e Porsche 917K. Boa parte da popularidade do tema azul e laranja veio com o sucesso do filme “Le Mans” (1971), protagonizado por McQueen – ou simplesmente Michael Delaney.
lemansshooting
Em agradecimento à maior projeção de mídia espontânea (em português, propaganda gratuita) que a Gulf poderia ter, ela produziu este cartão personalizado para McQueen – que o garantia “gasolina grátis por toda a vida em qualquer lugar dos EUA”, como dizia a parte traseira do cartão. Deus, como eu gostaria de ter um cartão destes.
Infelizmente, nos EUA, os postos da Gulf Oil acabaram expirando antes do próprio cartão: em 1985, ela foi fundida à Standard Oil California – mas a marca continuou a existir até o começo dos anos 1990, já operada por marcas do grupo, como a BP, a Chevron e a Cumberland Farms. Mas nesta época, o Travel Card – bem como qualquer outro benefício anterior à fusão – perdeu a validade.
O cartão de McQueen será leiloado pelo Profiles in History no fim deste mês, no mesmo lote que irá leiloar o blazer usado por McQueen em “Bullitt”. Mas o cartão deverá atingir valores bem mais humildes: espera-se que ele seja arrematado por entre US$ 4 mil e 6 mil.
Ops, o que é isso aí embaixo? É o “Le Mans” na íntegra! Pegue a pipoca, puxe um cobertor e mande brasa!

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: