25 de jul. de 2013

Avaliação: agora fabricado no Brasil, Suzuki Jimny mostra valentia na trilha

Suzuki_Jimny_01 (8)
Pequeno e prático para enfrentar o trânsito da cidade ou robusto e eficaz para encarar uma trilha no fim de semana. Versátil para qualquer uma dessas condições, o Jimny é o menor e mais barato 4X4 do mercado.
Feito no Brasil desde fevereiro deste ano, na unidade da Mitsubishi em Catalão (GO), o jipinho é o primeiro veículo nacional da Suzuki e pode abrir caminho para uma gradual evolução da marca por aqui. Tudo vai depender da estratégia e aceitação pelo mercado.
JIMNY 4 ALL__3_FOTO PEDRO BICUDO
CARPLACE foi conferir de perto o que este verdadeiro modelo off-road (algo raro hoje em dia) pode fazer no seu habitat. Para a aventura do dia, foram escolhidas algumas trilhas na região de Campos de Jordão (SP).
Suzuki_Jimny_01 (10)
Antes de cair na terra, uma volta na cidade revelou um comportamento neutro e controlado. O destaque fica por conta da boa dirigibilidade, para um jipe, e a facilidade de manobrar. A suspensão é firme (sem ser sacolejante) e garante estabilidade, enquanto o câmbio tem engates precisos.
Mas é fora do asfalto que o Jimny se sente em casa. Trilhas apertadas, rampas íngremes e outros tantos obstáculos foram brincadeira de criança para o valente 4×4. O trecho que percorremos foi curto, mas suficiente para destacar as qualidades off-road do jipinho.
Dirigindo no modo 4X4 com reduzida, todo o torque fica disponível em rotações muito baixas e praticamente não se usa o pedal da embreagem. Basta apenas um leve toque no acelerador para superar as dificuldades. Nesse percurso, encaramos trilhas muito estreitas, onde apenas triciclos e veículos muito pequenos estavam atravessando, mas o Jimny as venceu sem maiores problemas. Em algumas situações bateu aquela sensação de “não vai dar pra passar”, mas bastava corrigir a trajetória, dosar o acelerador e o jipinho se livrava do obstáculo.
Suzuki_Jimny_01 (9)
A tração 4×4 com reduzida conta com um sistema de roda livre pneumática, com caixa de transferência sincronizada e gerenciamento eletrônico. Assim, é possível fazer a mudança de tração com apenas um toque no controle do painel. Pode-se alternar entre os modos 2WD para uso urbano com tração traseira, 4WD para tração nas quatro rodas e 4WD-L (4×4 reduzida), que dobra o torque e permite enfrentar diversas pirambeiras. As mudanças entre os modos 2WD e 4WD podem ser feitas a até 100 km/h.
Medindo 3,67 metros e com 2,25 metros de distância entre-eixos, o Jimny tem boa altura livre do solo, suporta inclinação lateral máxima de 42 graus e pode vir equipado com pneus lameiros para melhor aderência na lama (que era o caso da versão avaliada). Os ângulos de entrada/saída são de 45 e 51 graus, respectivamente. Outra vantagem é contar com engates traseiro e dianteiro (Jimny 4Sport).
Suzuki_Jimny_02
O pequeno Jimny tem 43 anos de história e mais de 2,5 milhões de unidades comercializadas no mundo. No Brasil é difícil encaixá-lo em algum segmento, pois os SUVs compactos não tem a mesma proposta off-road deste Suzuki e outros jipes como o Troller e o Wrangler são maiores e custam (bem) mais caro.
Jimny 4WORK_Pedro Bicudo_3
Equipado com um motor a gasolina 1.3 16V de 85 cv e torque máximo de 11,2 kgfm, o Jimny tem câmbio manual de cinco marchas. Corrente de comando, velas de longa duração e escape de aço inox garantem rendimento durante toda a vida útil do veículo.
Suzuki_Jimny_01 (5)
As mudanças da linha 2013 se resumem a uma frente mais volumosa, scoop no capô e os contornos mais robustos do para-choque, para-lama e grade dianteira. Rodas de liga leve aro 15″ na cor grafite completam o visual. Por dentro, novo formato dos encostos de cabeça e nova padronagem de tecido para os bancos e portas. O sistema de som inclui rádio AM/FM, CD player com MP3, WMA, USB e Bluetooth.
Jimny
O novo jipinho brasileiro está disponível nas versões Jimny 4ALL, Jimny 4WORK, Jimny 4SPORT e o Jimny 4SUN, este com teto solar panorâmico, exclusivo para o nosso mercado. O preço é de R$ 55.990 (Jimny 4ALL) e a garantia é de três anos.
Jimny 4SUN_Pedro Bicudo_1
Ficha Técnica – Suzuki Jimny 4All
Motor: quatro cilindros em linha, transversal, 1.328 cm³, 16V, cabeçote com duplo comando de válvulas variável na admissão, gasolina; potência: 85 cv a 6.000 rpm torque: 11,2 kgfm a 4.100 rpm; transmissão: manual de cinco marchas, tração seletiva nas quatro rodas com reduzida (em modo 4×2, tração traseira); suspensão: dianteira e traseira do tipo eixo rígido com sistema three-link; freios: discos sólidos na frente e tambores atrás; pneus: 205/70 R15; dimensões: 3,67 m de comprimento, 1,60 m de largura, 1,70 m de altura e 2,25 m de entre-eixos; peso: 1.060 kg

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://carplace.virgula.uol.com.br

Nenhum comentário: