25 de jun. de 2013

SEGURO DPVAT PODE SER SOLICITADO NAS AGÊNCIAS DOS CORREIOS

Processo de indenização por acidentes de trânsito pode ser iniciado em cerca de 7.500 pontos de atendimento em todo o país

Acidente de carro (Foto: Foto: Agência O Globo)

Pedestres, motoristas e passageiros que sofrerem algum tipo de acidente de trânsito agora também podem pedir indenizações em agências dos Correios. A parceria entre a seguradora Líder, responsável pelo seguro obrigatório, e a empresa estatal foi ampliada e prevê que qualquer cidadão possa solicitar o pagamento gratuitamente e sem a necessidade de intermediários.

O seguro obrigatório conhecido como DPVAT existe desde 1974 e garante que pessoas que tenham se envolvido em acidentes de trânsito possam pedir reembolso de despesas médicas e hospitalares, indenização por invalidez permanente ou morte de parentes. O pagamento pode ser solicitado até três anos depois da data do acidente e varia de até R$ 2.700 para reembolso de despesas médicas a até R$ 13.500 nos casos de morte e invalidez permanente.
O pedido de indenização pode ser feito diretamente em qualquer uma das 6 mil agências dos Correios ou em 1.500 pontos de atendimento oficiais em todo o país. O beneficiário não precisa de intermediários para fazer a solicitação. Basta reunir a documentação necessária, entrar com o pedido gratuitamente no posto de atendimento ou em uma agência dos Correios e aguardar até 30 dias. Para conferir quais são os documentos exigidos e os postos oficiais, acesse o site do DPVAT ou ligue para 0800-022-12-04.
Balanço
De janeiro a março deste ano, o DPVAT pagou quase 125 mil indenizações em todo o país, sendo que 68% foram referentes a invalidez permanente, 20% por despesas médicas e 12% por morte. O total é 28% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram pagas 97.542 indenizações.
Apesar de representarem apenas 27% da frota de veículos do país, as motos foram responsáveis por 70% do total de pagamentos realizados pelo DPVAT neste ano. Já os veículos, que totalizam 60% da frota nacional, foram responsáveis por 24% das indenizações. Os homens (77%) e pessoas entre 18 e 34 anos (51%) são os principais beneficiários de todo o país.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

Nenhum comentário: