13 de jun. de 2013

Que tal um Golf com dois cilindros a mais?

golfe gti vr65 abre

O Golf GTI VR6 chegou ao Brasil em 2003 em uma série limitada a 99 unidades — o que o torna bastante raro. Naturalmente, de vez em quando um deles aparece à venda na internet, como este carro das fotos. Não espere nenhuma pechincha, mas será mesmo que este valor é mesmo tão absurdo?

VR6, como vocês já devem saber, é o motor V6 que equipa alguns modelos da Volks desde os anos 90. Um V6 com ângulo tão pequeno entre as bancadas dos cilindros que pode usar um único cabeçote — e tem um ronco sensacional. Foi lançado em 1991 com 2,8 litros, 12 válvulas e 174 cv, equipando o Passat e o Corrado.
golf vr6 rc jalopnik (5)
No Golf GTI, o VR6 recebeu comando duplo no cabeçote e 24 válvulas, e rendia saudáveis 200 cv e 27 mkgf de torque. Nos carros importados para o Brasil, o câmbio era manual de seis marchas, e a manopla em formato de bola de golfe era uma homenagem bacana ao primeiro Golf GTI de 1974. Os dados da fábrica informavam 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e velocidade máxima de 209 km/h.
Por dentro, o GTI VR6 vinha com bancos esportivos revestidos em couro (com aquecimento), botão para desligar o controle de estabilidade,  e som com cd player e toca-fitas (uau!). Um toque esportivo eram as costuras em vermelho no volante e nos cintos de segurança — de resto, o interior era discreto e “all-business”, tradição nos VW. No entanto, do lado de fora, as duas portas denunciavam que não se tratava de um Golf qualquer.
golf vr6 rc jalopnik (2) golf vr6 rc jalopnik (3)golf vr6 rc jalopnik (4)
O carro das fotos está anunciado no site Reginaldo de Campinas e, naturalmente, o valor não é muito amigável: são R$ 59 mil, o que a maioria dos entusiastas pode considerar um tanto salgado para um carro com dez anos de idade e 57.000 km rodados.
Neste caso, contudo, é interessante levar em consideração duas coisas. Primeiro, o VW Golf é um carro com admiradores fiéis e, queira-se ou não, os GTI e VR6 são carros bastante desejados.
Segundo, o Golf que é vendido atualmente pela Volkswagen (e está com os dias contados) não mudou praticamente nada desde 1999 — o interior é praticamente o mesmo, com um facelift do lado de fora. Hoje, um Golf básico (com motor 1.6 de 103 cv e câmbio manual de 5 marchas) custa a partir de R$ 52.160, enquanto o topo de linha Sportline (com motor 2.0 16v de 120 cv e câmbio Tiptronic) custa R$ 61.900.
golf vr6 rc jalopnik (1)
Considerando que este VR6 tem quase o dobro da potência e custa pouco menos que o atual Golf de topo, talvez este não seja um negócio tão ruim assim. E, certamente, público para este carro não falta. O que você acha?
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):ww.jalopnik.com.br

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