1 de jun. de 2013

Moto3: Folger rouba pole de Viñales em Mugello; Granado fica em 15º

Alemão da Aspar superou líder do campeonato por 66 milésimos em sua última tentativa, quebrando a hegemonia das motos KTM em grids de largada

Jonas Folger celebra pole em Mugello ao lado de membros da Aspar (Divulgação/MotoGP)Jonas Folger celebra pole em Mugello ao lado de membros da Aspar (Divulgação/MotoGP)

Quando o líder do campeonato, Maverick Viñales, já estava quase certo de que ficaria com o primeiro lugar no grid de largada para o GP da Itália da Moto3, Jonas Folger apareceu no finzinho da classificação deste sábado, em Mugello, para registrar sua primeira pole position na temporada.

Em sua última volta rápida, o alemão marcou 1min57s603, superando o espanhol da Laglisse por apenas 66 milésimos. No zerar do cronômetro, os dois foram os únicos que conseguiram andar abaixo da casa de 1min58s, e Folger ainda quebrou uma hegemonia das motos oficiais da KTM em classificatórios, embora a fabricante austríaca forneça os motores para sua moto Kalex.
Outro espanhol, Álex Rins, ficou em terceiro com a Monlau, fechando a primeira fila. Já o australiano Jack Miller abrirá a segunda para a Caretta, sendo o melhor representante da FTR-Honda na ordem de partida. Mais dois ibéricos, o espanhol Luis Salom e o português Miguel Oliveira, respectivamente da Ajo KTM e da Mahindra, fecharam a lista dos seis primeiros.

O brasileiro Eric Granado viveu seu melhor desempenho em uma tomada de tempos na temporada até aqui, alcançando a 15ª posição com a segunda Kalex-KTM da Aspar. A melhor volta do paulista de 16 anos, 1min59s682, veio justamente num momento em que ele estava no vácuo de seu companheiro Folger e de Viñales, os dois primeiros. Ainda assim, ficou a dois segundo da marca de ambos. Em sua tentativa derradeira, Granado ainda teve a chance de evoluir mais um pouco, mas acabou sofrendo uma queda.
Eric também se aproveitou do mau rendimento de competidores que costumeiramente frequentam o pelotão da frente, como o francês Alexis Masbou, 17º, o malaio Zulfahmi Khairuddin, 18º, o italiano Romano Fenati, 20º, o finlandês Niklas Ajo, 23º, e o espanhol Efrén Vázquez, 31º, que ainda sente dores em sua clavícula direita após sofrer um forte acidente em Le Mans.
O GP da Itália, quinta etapa da Moto3 em 2013, será disputado neste domingo, a partir das 6h, horário de Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal SporTV.
Grid de largada – Mugello (dez primeiros):
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Jonas Folger (ALE/Aspar Kalex-KTM) 1min57s603
2º. Maverick Viñales (ESP/Laglisse KTM) a 0s066
3º. Álex Rins (ESP/Monlau KTM) a 0s443
4º. Jack Miller (AUS/Caretta RTG FTR-Honda) a 0s453
5º. Luis Salom (ESP/Ajo KTM) a 0s526
6º. Miguel Oliveira (POR/Mahindra) a 0s877
7º. Niccolò Antonelli (ITA/Gresini FTR-Honda) a 1s121
8º. Jakub Kornfeil (TCH/RW Kalex-KTM) a 1s196
9º. Danny Webb (ING/Ambrogio Suter-Honda) a 1s307
10º. Álex Márquez (ESP/Monlau KTM) a 1s608



15º. Eric Granado (BRA/Aspar Kalex-KTM) a 2s079

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!
Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: