28 de abr. de 2013

Teste: Novo Kia Carens - Revolução visual

 Fotos: Divulgação
Teste: Novo Kia Carens - Revolução visual
Nova Carens fica maior e ganha a missão de ser a única minivan da Kia

A Kia simplificou. Ao lançar a nova geração da Carens, a marca sul-coreana resolveu tirar de linha a antiga e grande Carnival e apostar unicamente na minivan média.
Para isso, introduziu o conceituado design de Peter Schreyer – hoje presidente da marca – e modernizou a plataforma do familiar. A Carens é, por sinal, o último modelo a receber a atual identidade estética da Kia, uma das principais responsáveis pelo recente e imenso salto no número de vendas da fabricante.

A renovação da Carens chega para coroar o excelente momento vivido pela Kia. No período entre 2007 e 2012 a marca sul-coreana aumentou seu volume de vendas em 99%. Tal desempenho só é possível quando acompanhado de carros modernos e bonitos, algo impulsionado pela garantia total de sete anos – no Brasil é de “apenas” cinco anos. E a nova Carens, agora em sua quarta geração, não é exceção. O novo modelo tem 4,57 metros de comprimento, 2 cm a menos que o anterior, além de ser 4,5 cm mais baixo e 1,5 cm mais estreito. Em compensação, a distância entre-eixos cresceu em 5 cm e os assentos foram rearrumados para dar mais espaço.



Assim como a geração antiga, a nova Carens pode vir com cinco ou sete assentos – no Brasil, só a maior foi importada. Os dois últimos não são recomendados para adultos, mas os outro cincos são suficientemente confortáveis. A fileira do meio é facilmente configurável já que os três lugares são rebatíveis individualmente. No total, o espaço para bagagens varia entre 103 e 1.650 litros.

A oferta de versões é simples. São apenas duas, chamadas de Cool e Class. A linha de motores na Europa inclui uma variante a gasolina e duas a diesel. O motor a gasolina é um 1.6 com injeção direta com 135 cv enquanto o a diesel é um 1.7 com potências de 115 e 136 cv. O câmbio de seis marchas pode ser manual ou automático. Desde a versão básica, a minivan já vem com seis airbags, ABS com EBD e BAS, controles de tração e estabilidade, trio elétrico, sistema de som com Bluetooth e comandos no volante, ar-condicionado manual, entre outros. O preço é de 19.500 euros, algo como R$ 51 mil. Para adicionar os dois lugares extras no bagageiro paga-se mais 600 euros, o equivalente a R$ 1.500.

A importação da nova Carens para o Brasil já está confirmada para setembro. A julgar pelo aumento de preço dos modelos da Kia nas recentes trocas de geração, é esperado que a nova geração chegue com preço em torno de R$ 85 mil, bem superior aos atuais R$ 70.800 praticados.



Primeiras impressões

Caráter familiar

Bard/Itália – A nova Kia Carens tem alguns defeitos bem óbvios. Para começar, não é uma minivan propriamente
alta. A troca de geração, por sinal, deixou o carro mais baixo. E altura é algo importante quando a proposta principal é carregar pessoas. O interior também não impressiona. Os plásticos são rígidos e de qualidade duvidosa.

A partir deste ponto, o Kia melhora bastante. Apesar do teto baixo, o espaço interno é generoso. Graças aos assentos modulares, cada passageiro pode construir seu “próprio ambiente”. Para o motorista, a vida também é simples. Os instrumentos são claros e a cabine é tranquila. Mesmo em altas velocidades, o conforto é notável.



A versão testada estava equipada com o motor 1.7 diesel de entrada, com 115 cv. Com ele, a minivan fica esperta, mas sem exageros. Não fornece emoções extremas, porém se mostrou confiável mesmo quando foi necessário um pouco mais de esforço do propulsor. Tal comportamento é fruto do bom torque de 26,5 kgfm já em giros baixos. A transmissão manual de seis velocidades também é eficaz.

Ao longo da sinuosa serra do Vale do Aosta, na região dos Alpes, e em torno do impressionante Forte de Bard, no Nororeste da Itália, a minivan não se intimidou. A direção é relativamente precisa e o comportamento é o esperado de um carro familiar, com rolagens de carroceria, mas sempre com aderência e segurança.



Ficha técnica

Kia Carens

Motor: A diesel, dianteiro, transversal, 1.685 cm³, quatro cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro, duplo comando no cabeçote. Injeção direta do tipo Common-Rail e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira.
Potência máxima: 115 cv a 4 mil rpm.
Torque máximo: 26,5 kgfm entre 1.500 e 2.750 rpm.
Diâmetro e curso: 77,2 mm x 90,0 mm. Taxa de compressão: 17,0:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson e barra estabilizadora. Traseira do tipo eixo de torção, com molas helicoidais e amortecedores a gás.
Pneus: 205/55 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece freios ABS com EBD de série.
Carroceria: Minivan em monobloco com quatro portas e cinco (sete) lugares. Com 4,27 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,61 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina.
Peso: 1.482 kg.
Capacidade do porta-malas: De 103 a 1.650 litros.
Tanque de combustível: 58 litros.
Produção: Kaliningrado, Rússia.
Lançamento mundial: 2013.
Itens de série: Ar-condicionado manual, trio elétrico, airbags frontais, laterais e de cortina, ABS com EBD e BAS, controle de estabilidade e tração, rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth com comandos no volante e volante com regulagem de altura e profundidade.
Preço: 19.500 euros, o equivalente a R$ 51 mil.



Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/

Nenhum comentário: