20 de abr. de 2013

F-1:Com a pole no Bahrein, Rosberg supera Hamilton pela 1ª vez em grids

Alemão havia sido batido pelo companheiro de Mercedes nas outras três classificações de 2013, mas interrompeu sequência negativa de forma imponente

Nico Rosberg, da Mercedes, em Sakhir (Hassan Ammar/AP Photo)Nico Rosberg, da Mercedes, em Sakhir (Hassan Ammar/AP Photo)
 
Nico Rosberg tem dois motivos para comemorar o desempenho apresentado neste sábado em Sakhir, quando conquistou a segunda pole position de sua carreira e a segunda consecutiva para a Mercedes em 2013.

Ao comandar o treino classificatório para o GP do Bahrein, quarta etapa da temporada 2013 da F1, o alemão também conseguiu se impor pela primeira vez contra Lewis Hamilton em disputadas de grid de largada desde que se tornaram companheiros de equipe, encerrando uma série de derrotas que já durava três GPs.
É bem verdade que o campeão mundial de 2008 já entraria na sessão parcialmente derrotado, visto que perderia cinco posições por trocar o sistema de câmbio de seu carro pela manhã. Mas o filho de Keke Rosberg não quis esperar pelo cumprimento da penalidade e, antes disso, já havia colocado imponentes quatro décimos de vantagem sobre o colega no Q3, sacramentando a presença na posição de honra do grid.
Além disso, um detalhe curioso: nas últimas sete edições do GP o Bahrein, portanto desde 2007, Rosberg terminou sempre na exata posição onde havia largado.

Pelos lados da Ferrari, Fernando Alonso pôs fim à vantagem construída por Felipe Massa nas duas primeiras provas do ano, superando o colega brasileiro pela segunda vez em duas semanas e empatando o embate em dois a dois. Como o brasileiro preferiu treinar com compostos duros na fase decisiva da classificação, a diferença do espanhol para ele foi de mais de meio segundo, fazendo com que a média geral subisse de um para 135 milésimos em favor do bicampeão.
Nas demais disputas internas, Sebastian Vettel continua a vencer de zero sua dupla na Red Bull, Mark Webber, o mesmo que Kimi Raikkonen, Jenson Button, Nico Hulkenberg e Jules Bianchi vêm fazendo com seus respectivos pares em Lotus, McLaren, Sauber e Marussia.
Outro destaque do dia foi a acachapante vantagem de 1s021 que Charles Pic aplicou sobre Giedo van der Garde na Caterham, a maior no comparativo entre todos os companheiros de equipe. Bastante parabenizado por seu engenheiro ao fim da sessão, o francês também conseguiu outro feito, o de levar um carro da escuderia anglo-malaia a largar na frente das duas Marussias pela primeira vez no ano.
Confira como ficou o placar de disputa interna entre companheiros de equipe:
Equipe Confronto Dif. média
RED BULL Sebastian Vettel 4 x 0 Mark Webber 1s205
FERRARI Fernando Alonso 2 x 2 Felipe Massa 0s135
McLAREN Jenson Button 4 x 0 Sergio Pérez 1s239
LOTUS Kimi Raikkonen 4 x 0 Romain Grosjean 0s622
MERCEDES Lewis Hamilton 3 x 1 Nico Rosberg 0s300
SAUBER Nico Hulkenberg 4 x 0 Esteban Gutiérrez 1s067
FORCE INDIA Paul di Resta 3 x 1 Adrian Sutil 1s578 (*)
WILLIAMS Pastor Maldonado 2 x 2 Valtteri Bottas 0s135
TORO ROSSO Daniel Ricciardo 3 x 1 Jean-Éric Vergne 0s355
CATERHAM Charles Pic 3 x 1 Giedo van der Garde 0s145
MARUSSIA Jules Bianchi 4 x 0 Max Chilton 0s763
(*) Diferença em favor de Sutil.

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: