13 de abr. de 2013

Estes são os carros na briga pelo título de mais rápido do mundo

carros mais rapidos (1)

Qual é o carro mais rápido do mundo, afinal? Nos últimos dias, ninguém teve certeza. O Bugatti Veyron era dono do recorde desde 2010. Depois, sem muito alarde, o título passou para o SSC Ultimate Aero, e a SSC diz que o futuro Tuatara será ainda melhor.
Aí a Bugatti lançou uma versão do Veyron chamada Super Sport e recuperou o recorde até que ele fosse tirado por uma questão técnica. Só que ontem, em um movimento inesperado, o Guinness devolveu o recorde ao Veyron SS. Para piorar (melhorar?), a Hennessey Performance diz que o Venom GT é ainda mais rápido. E não vamos esquecer do enigsegg Agera R.
E agora?
No momento temos uns seis carros com potencial para ser o “mais rápido do mundo”. Todos eles são absurdamente potentes, obscenamente caros e ridiculamente exclusivos. Você talvez tenha mais chance de ser atingido por um relâmpago do que encontrar qualquer um deles na rua. Eles estão no nível mais alto de desempenho automotivo.
E o engraçado é cada um dos fabricantes destes carros dizem que o seu é o mais rápido, mesmo que o carro não tenha sido certificado como tal. O que vamos fazer agora é tentar organizar este caos e descobrir  o que cada um deles traz em mãos.
Antes de mais nada, é importante definir exatamente o que estes carros esperam conquistar. Não é só o título de “carro mais rápido do mundo”. É o “carro de produção mais rápido do mundo”. Isto exclui carros como aquele Nissan GT-R AMS Alpha 12+, que vimos ainda nesta semana chegando a 374 km/h.
Então o que exatamente é um “carro de produção”? Na época da vitória da Bugatti, em 2010, a definição era a seguinte:
… um que esteja exatamente no mesmo estado em que deixou a linha de montagem. Não deve ter modificações, adições ou ajustes de nenhum tipo, a não ser aquelas que sejam oferecidas como opcionais de fábrica para o público geral pelo fabricante original do veículo. O veículo deverá, de preferência, ser fornecido pelo próprio fabricante ou um revendedor autorizado. Em ambos os casos, uma declaração assinada deverá ser fornecida pelo fabricante ou revendedor  confirmando que o veículo é inteiramente original (standard). Se o carro não vier de um destes fornecedores, deverá ser inspecionado antes do teste por um engenheiro qualificado. Ele deverá certificar se o veículo está ou não em sua condição original.
Repare que o Guinness parece não especificar a quantidade mínima de unidades produzidas.
Mas o Guinness disse ao Jalopnik que, à luz da revogação do título do Bugatti, eles estão revisando esta definição de “carro de produção” para “assegurar que os recordes representem as conquistas de forma justa”. Em outras palavras, esta definição pode mudar.
Então neste momento não sabemos exatamente o que é preciso para um carro ser considerado “de produção”. Também é importante frisar que, quando um fabricante diz que vai fazer o “carro mais rápido do mundo”, quase sempre o que será levado em conta é a velocidade máxima, não tempos de zero a 100 km/h ou quarto-de-milha. É velocidade, e não aceleração.
Agora, sem mais delongas, vamos conhecer melhor alguns dos candidatos e ver onde eles se posicionam na corrida até o topo.

Bugatti Veyron Super Sport

carros mais rapidos (2)
Motor: W16 8.0 quadriturbo, 1.200 cv
Velocidade máxima: 431,072 km/h certificados pelo Guinness em 2010
Não é a coisa mais bonita sobre quatro rodas, mas na última década o Veyron dominou o mundo automotivo com sua potência e preço astronômicos. Foi oficialmente o carro mais rápido do mundo por três anos ininterruptos, até que teve seu título revogado há mais ou menos uma semana.
O Guinness havia decidido que, como o Veyron SS testado teve seu limitador de velocidade desativado, ele não se classificava mais como um carro de produção. Com o limitador, o Veyron SS “só” vai até 415 km/h. Ontem, no entanto, o Guinness voltou atrás e devolveu o título à Bugatti.
Mas, por um tempo, o carro mais rápido do mundo voltou a ser este aqui…

SSC Ultimate Aero

carros mais rapidos (3)
Motor: V8 6.3 biturbo de 1.305 cv
Velocidade máxima: 412,28 km/c certificados pelo Guinness em 2007
Com o título do Veyron revogado, a SSC recuperou por alguns dias o recorde estabelecido em uma rodovia pública em Washington há seis anos. Mas a marca diz que o Ultimate Aero é lento perto do futuro supercarro deles…

SSC Tuatara

carros mais rapidos (4)
Motor: V8 6.9 biturbo, 1.369 cv
Velocidade máxima: 444 km/h (planejados)
Sim, o Tuatara é o bad boy que a SSC diz que irá superar o reinado do Bugatti de uma vez por todas… mesmo que, tecnicamente, eles já tenham feito isso uma vez.
Mas devemos lembrar que o Tuatara ainda não foi lançado, e já vai fazer dois anos que ele foi anunciado pela primeira vez; e assim alguns críticos já o chamam de vaporware.
Mas a SSC não é a única marca americana que quer o título…

Hennessey Venom GT

carros mais rapidos (5)
Motor: V8 7.0 biturbo, 1.261 cv
Velocidade máxima: 427,6 km/h segundo a Hennessey
E é por causa desse cara que estamos aqui. A Hennessey Performance fez seu Venom GT chegar a 427,6 km/h, o que para eles ainda o torna o carro de produção mais rápido do mundo por causa do limitador de velocidade do Veyron SS. Só que esta é a opinião da Hennessey, não certificada pelo Guinness ou qualquer outro órgão que registre recordes. Mas eles foram os responsáveis por levar o Guinness a reavaliar seus critérios e revogar o título.
Por mais que ninguém discorde que o Venom GT é um carro impressionante e extremamente veloz, houve certo debate sobre sua condição de “carro de produção”. Afinal de contas, ele é construído sobre um Elise alongado e extremamente modificado, e o plano é produzir apenas 29 deles. E relatos dizem que a Hennessey só vendeu 10 até agora.
Mas o Venom GT foi de zero a 300 km/h em 13,63 segundos, e o Guinness deu a ele este recorde entre os carros de produção. Isto pode querer dizer que, se o Venom GT pode conquistar o título de carro ma is rápido do mundo caso um de seus testes seja examinado pelo Guinness. Afinal, seus critérios para definir um “carro de produção” parecem não incluir números.
Por último, temos um concorrente sueco…

Koenigsegg Agera R

carros mais rapidos (7)
Motor: V8 5.0 biturbo, 1.140 cv
Velocidade máxima: 439 km/h segundo a Koenigsegg
O Agera R é tão rápido que chega a ser obsceno. Ele era dono do recorde de zero a 300 km/h antes de ser superado pelo Venom GT.
Aparentemente o carro não foi testado pelo Guinness para o recorde de velocidade máxima. Também não se sabe se a velocidade de 439 km/h foi verificada, então só podemos especular se ele, de fato, chega perto do Veyron SS e do Venom GT. Talvez a Koenigsegg esteja preparando uma surpresa.
Qual é seu favorito entre os carros mais rápidos do mundo?
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: