9 de mar. de 2013

OS “ESPIÕES” DO SALÃO DE GENEBRA

Quem são os “agentes secretos” que analisam todos os lançamentos de um evento automotivo

Alfonso Albaisa, vice-presidente de design da Nissan para as Américas, fotografa sem pudores o interior do novo Bentley (Foto: Renata Viana de Carvalho/ Autoesporte)

Eles nem disfarçam. No estilo “old school”, com prancheta e caneta na mão, ou mais moderno, com iPad e câmera de última geração a tiracolo, funcionários e alto executivos de montadoras são vistos com facilidade “estudando”os carros da concorrência.
Alguns apenas observam, como fez Ron Dennis, presidente da McLaren, ao visitar o estande da Ferrari. Outros precisam preencher extensos questionários sobre os veículos.
Alfonso Albaisa, da Nissan, "clica" bons e maus exemplos que vê nos estandes de outras marcas (Foto: Renata Viana de Carvalho)

No estande da Bentley, um senhor chama atenção com seu iPad em punho. Como havia feito em outros dois espaços reservados às montadoras (que tenhamos notado, claro), ele entra no carro, usa o tablet para fazer imagens, sai, tira mais algumas fotos com os óculos na ponta do nariz, e segue o tour. Trata-se de Alfonso Albaisa, vice-presidente de design da Nissan para as Américas.
Ele conta que esse é um trabalho divertido de benchmarking, onde se coletam muitos exemplos - “inclusive os ruins”, brinca. Alfonso não aponta nada que o tenha surpreendido, especialmente. Mas revela que acompanha de perto, especialmente, o trabalho das coreanas, que tem apresentando grande crescimento. O Kia Cee'd é um dos modelos que mereceu sua atenção. “A Audi também tem soluções interessantes, pequenos detalhes”, diz.
"Espiões" belgas preenchem questionário sobre Grand Santa Fe (Foto: Renata Viana de Carvalho)
Análise minuciosa
Com uma lista nas mãos, um rapaz da Bélgica “tica”ou deixa em branco diversos quadrados em uma folha que traz no cabeçalho o nome Hyundai Grand Santa Fe. Sem revelar em que área ou para que empresa trabalha, ele conta que precisa repetir essa tarefa em todos os estandes que apresentam novidades. Ao todo, já havia realizado o checklist de cerca de 50 carros. Um fotógrafo o acompanha e registra detalhes mínimos, como uma borracha na parte inferior da tampa do porta-malas.
O engenheiro Kohju Shimakura registra em detalhes a tecnologia de iluminação da Audi (Foto: Renata Viana de Carvalho)

Não é preciso andar muito para encontrar mais “espiões”. Diante da RS6 Avant, dois japoneses analisam detalhadamente os faróis. “Estamos estudando tecnologias de iluminação e a Audi sempre tem coisas interessantes nessa linha”, afirma Kohju Shimakura, engenheiro de design da Koito, que atua justamente na produção de equipamentos de luz para automóveis.
Ideia dos profissionais é estudar e aperfeiçoar a tecnologia desenvolvida por outras empresas (Foto: Renata Viana de Carvalho)

Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

Nenhum comentário: