28 de mar. de 2013

Kia CUB: um hatch descolado e turbinado com portas suicidas

Kia-CUB-12


Enquanto os americanos estão conhecendo melhor o Kia Soul e o Kia Koup 2014 no Salão de Nova York, os coreanos receberam algo um pouco mais interessante no Salão de Seul: um hatchback sem coluna B, com portas suicidas e um bigode.

Diferentemente do Soul, o CUB foi projetado na Coreia sob a supervisão de Peter Schreyer. Este conceito de quatro portas tem menos de quatro metros, quatro bancos e portas suicidas para facilitar o acesso. A linha do teto dá um mergulho raso no para-brisa, enquanto a grada incorpora a tomada de ar do turbo. O para-choque também direciona ar fresco para os freios. E aquela barbatana na base porta? A Kia as chama de “aletas direcionais”. O conceito tem LEDs por todos os lados, e os retrovisores são do menor tamanho possível para aprimorar a aerodinâmica.
O CUB é tão amarelo por dentro quanto por fora. Tudo é revestido de couro preto com detalhes em amarelo, enquanto o painel de instrumentos deveria lembrar os olhos de um animal selvagem. Há sensores de toque para facilitar a operação, e o aro do volante é capaz de monitorar o batimento cardíaco do motorista. Também há um apoio para os pés do passageiro, igual aos usados pelos navegadores de rali, caso você queira esmagar o acelerador.
E vocÊ vai, porque o CUB tem o mesmo 1.6 turbo de injeção direta do pro_cee’d GT. Isso significa que são 206 cv e 26,9 mkgf de torque gerenciados pela transmissão manual (yay!) de seis marchas. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 7,7 segundos e a velocidade máxima é de 230 km/h — em um carro urbano com portas malucas.
ku-xlarge
ku-xlarge-13
ku-xlarge-9
KIACUB
Kia-CUB-11
Kia-CUB-10
Kia-CUB-8
Kia-CUB-7
Kia-CUB-6
Kia-CUB-5
Kia-CUB-4
Kia-CUB-3
Kia-CUB-2
Kia-CUB-1
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: