7 de mar. de 2013

Giugiaro Parcour, um supercarro que não tem medo de lombadas

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O Lamborghini Urus pareceu meio exagerado para você, com seu tamanho de SUV e jeito de supercarro? No Salão de Genebra, o estúdio Giugiaro apresentou o um conceito com tamanho de supercarro e jeito de SUV. E ele tem motor V10 e provavelmente usa um Lamborghini como base.

A Giugiaro explica que o nome do carro veio do esporte de origem francesa, em que você pula pela cidade feito uma bola de silicone em uma biblioteca, porque os entusiastas do Parkour “adaptam seu corpo ao ambiente que os rodeia” – um conceito similar ao deste carro, um supercarro com motor V10 em posição central que pode ajustar dinamicamente sua altura em relação ao solo para se adaptar ao ambiente.
A grande vantagem óbvia é que os donos de supercarros não vão mais precisar ter um ataque cardíaco sempre que vão passar sobre uma lombada.
O press release também menciona como inspirações para o carro filmes de ação, games e, claro, “a Internet”, porque parece que todos os press releases precisam mencionar a Internet de acordo com uma resolução das Nações Unidas em 2002 ou algo assim.
giugiaro parcour (1)
Estes releases sempre estão cheios de informações de ranger os dentes. Como essa aqui:
O compartimento dos passageiros é inspirado pelo estilo urbano e extremamente envolvente, quase grudando nos ocupantes.
Hã?
Já o sistema de suspensão parece genuinamente interessante:
A inspiração para a geometria da suspensão vem da chamada arquitetura pushrod, que é usado em supercarros de rua e carros de corrida de turismo e Fórmula. Nessa suspensão, o braço, conectado a um wishbone, pressiona a mola através de um oscilador. O diferencial do nosso conceito é que o braço foi substituído por um coilover.
A suspensão poderia ser definida como “pushrod 2.0″! Ela tem oito coilovers, dois em cada canto. Quando o carro está rodando na rua ou em pista, só quatro coilovers funcionam, então o carro se comporta como um veículo com suspensão duplo wishbone convencional. Por meio de um complexo sistema hidráulico, a altura de rodagem pode ser ajustada e o oscilador pode ser desbloqueado para que, fora de estrada, todas as oito molas funcionem juntas, reduzindo drasticamente a firmeza da suspensão.  Isto permite que o Parcour absorva melhor impactos de lombadas e pisos irregulares.
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No fim, não é uma variação ruim do que costumamos ver por aí, mas eu não o chamaria exatamente de novo ou revolucionário, porque a ideia já foi explorada algumas vezes. Além dos Lancia Stratos de rali, os modelos da Local Motors , os carros da VW para o Rali Dakar e até o Mega Track podem ser vistos como inspirações. No entanto, o Parcour talvez seja a versão mais elegante e refinada deste conceito, e será no mínimo interessante ver qualquer coisa como ele entrar em produção, mesmo que limitada.

Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

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