27 de mar. de 2013

Como um homem derrotou sozinho a Porsche em Le Mans

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Em 1980, o chefe de uma pequena equipe francesa sentou no carro que ele mesmo projetou e meteu o pé no porão até ele e seu co-piloto conseguirem terminar as 24 Horas de Le Mans duas voltas antes do Porsche 908/80 de Jacky Ickx e Reinhold Joest. Ickx anunciou sua (primeira) aposentadoria pouco depois do banho de champagne.

Jean Rondeau construiu seu primeiro carro para a temporada de 1976. Movido por um V8 Cosworth de três litros da F1 em vez do PRV francês, e batizado de Inaltera graças ao patrocínio da fabricante francesa de papéis coloridos, o protótipo terminou a corrida 40 voltas antes do próximo carro na categoria Grand Touring Prototype, um Lancia Stratos. Eles foram os primeiros em sua categoria e terminaram em 4º lugar na classificação geral no ano seguinte, até que a equipe e os carros foram vendidos para Heini Mader. Mas Rondeau ficou com seus desenhos, e então pode construir outros carros.
O Rondeau M378 estava pronto em 1978, e usava um chassi tubular do tipo space frame reforçado com chapas de alumínio. O V8 Cosworth continuava, e produzia mais de 450 cv na configuração para corridas de resistência. Comparado com o Inaltera, o novo carro de Rondeau tinha uma carroceria de fibra de vidro com cauda mais longa e rodas parcialmente cobertas. Depois de brigar por dinheiro de patrocinadores, Rondeau teve que esperar mais dois anos por sua maior vitória.
Em 1980, a Porsche não mandou carros para o Grupo 6 para não competir contra seus muitos clientes, que haviam comprado várias unidades do 935 para competir no grupo 5. O único Porsche do Grupo 6 patrocinado pela Martini Racing era o carro do próprio Reinhold Joest e de Jack Ickx. Ele foi batizado de Porsche 908/80, embora fosse muito parecido com o carro de 1977. Quem não fazia parte da equipe pensou se tratar de um 908 modificado até que foi descoberto que o carro era, na verdade, feito sobre um chassi reserva de 936, 0 936-004. A Porsche o chamava de 908 pois não pretendia vender o 936.
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O boxer de seis cilindros e 2,1 litros mostrava ser bem potente, e Joest logo tomou a liderança. Mas quando chegou a vez de Ickx piltoar, a bomba de combustível abriu o bico. Precavido, Joest tinha uma caixa de ferramentas e uma correia dentada extra na cabine, mas a equipe acabou perdendo 14 minutos e a liderança. Ickx conseguiu recuperar a posição à noite, mas em vez de acelerar mais, sua equipe resolveu aliviar o ritmo, pois achavam que o Cosworth não duraria tanto. Só que ele durou.
Quando o Porsche teve problemas no câmbio, os franceses tomaram a ponta. Na última hora e meia começou a chover em Le Mans, mas enquanto Ickx parou para colocar pneus de chuva, Jaussaud continuou com os slicks. Na última volta ele perdeu o controle do carro, mas não acertou nada.
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O Rondeau M378 venceu, e seu segundo carro foi terceiro na classificação geral e o primeiro na GTP. Com seu Porsche 936 em segundo, entre os franceses, Ickx ficou tão decepcionado que anunciou sua aposentadoria – só mudando de ideia quatro meses depois, quando a Porsche prometeu a ele um unicórnio. Jackie venceu Le Mans em 1981 com o 936 (o Rondeau M379 ficou em segundo) e em 1982 com o 956 – em ambas as ocasiões, muito bem acompanhado por Derek Bell.
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