Marca japonesa traz nova Z800 ao país apenas três meses depois da Europa e mira o mercado de nakeds
por Rodrigo Machado
Auto Press
A Kawasaki não quer se atrasar. Em segmentos de média e alta cilindrada, exatamente onde a marca japonesa atua no Brasil, a atualização com o mercado exterior é considerada fundamental pelos consumidores. Assim, o intervalo entre um lançamento lá fora e aqui precisa ser cada vez menor.
E quando se trata de uma de suas motos mais vendidas, a agilidade tem
de ser ainda maior. Por isso, apenas três meses depois do lançamento da
nova Z800 na Europa, a Kawasaki já começa a produzir e vender a sua
naked no Brasil. E a sua missão é das mais nobres. Afinal, em 2012, a
Z750 – sua antecessora – foi a moto de alta cilindrada mais vendida da
marca, com mais de 1.200 emplacamentos.por Rodrigo Machado
Auto Press
A Kawasaki não quer se atrasar. Em segmentos de média e alta cilindrada, exatamente onde a marca japonesa atua no Brasil, a atualização com o mercado exterior é considerada fundamental pelos consumidores. Assim, o intervalo entre um lançamento lá fora e aqui precisa ser cada vez menor.
Como o próprio nome já denuncia, a Z800 cresceu em relação a sua antiga geração. O motor pulou das 748 para 806 cilindradas. De maneira natural, potência e torque também foram realinhados para cima. O quatro cilindros agora desenvolve 113 cv a 10.200 rpm e 8,5 kgfm a 8 mil giros – os números anteriores eram de 106 cv e 8,0 kgfm. O câmbio continua sendo um manual de seis marchas, com transmissão final feita por corrente.
O quadro foi outro que passou por melhorias. O modelo tubular feito de aço continua lá, mas ele ganhou um subquadro fundido de alumínio. Em essência, ele permite um novo posicionamento do motor, mais recuado e baixo. Dessa forma, o centro de gravidade fica mais rebaixado e melhora a dirigibilidade da moto. As suspensões também foram reformuladas para acompanhar a evolução em termos de rigidez do chassi e força do propulsor. Tanto na frente quanto atrás, é possível realizar ajustes no amortecimento, retorno e na pré-carga da mola.
A renovação mecânica foi acompanhada de um novo visual que deixou a naked da Kawasaki com um aspecto muito mais moderno e esportivo. Vista de perfil, a Z800 é definitivamente mais “musculosa” que a Z750. Há uma maior concentração de elementos na parte dianteira da moto. O tanque de combustível – de 17 litros – tem um ressalto na parte superior e vincos nas laterais. A Z800 também ganhou uma carenagem abaixo do tanque que recebe a logo da empresa e o “Z” que identifica a linha. O escapamento reforça esse aspecto mais “compacto” da naked. Ele continua agrupando as quatro saídas em dois canos, mas está mais curto e próximo da roda traseira. São três opções de pintura que se misturam com elementos da carenagem pintados de preto. O quadro de instrumentos é totalmente diferente. Agora ele é totalmente digital e ainda tem elementos personalizáveis pelo condutor.
A montagem da Z800 no processo de CKD já começou na fábrica da Kawasaki em Manaus. São duas versões: com e sem freios ABS. Os preços são de R$ 35.990 e R$ 38.990, respectivamente. Isso significa que, assim como o motor, o preço também cresceu na troca de geração. A Z750 era vendida por R$ 33.390 e R$ 37.390 com e sem o equipamento de segurança. A concorrência na faixa de preço é forte e a Kawasaki é ligeiramente mais cara que as rivais. Dentre elas, destaque para a Honda CB 600F Hornet, por R$ 31.990, a BMW F 800 R, a R$ 36.900, a Suzuki Bandit 650, vendida a R$ 28.900 e a Yamaha XJ-6N, a R$ 27.850.
Ficha técnica
Kawasaki Z800
Motor: A gasolina, quatro tempos, 806 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e refrigeração líquida. Injeção eletrônica multiponto sequencial.
Motor: A gasolina, quatro tempos, 806 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e refrigeração líquida. Injeção eletrônica multiponto sequencial.
Câmbio: Manual de seis marchas com transmissão por corrente.
Potência máxima: 113 cv a 10.200 rpm.
Torque máximo: 8,5 kgfm a 8 mil rpm
Diâmetro e curso: 71,0 mm X 50,9 mm.
Taxa de compressão: 11,9:1.
Suspensão: Dianteira
com garfo invertido de 41 mm com retorno e pré-carga da mola ajustáveis.
Traseira do tipo Uni-Trak, com amortecedor a gás e ajustes no retorno e
na pré-carga da mola em 7 níveis.
Pneus: 120/70 R17 na frente e 180/55 R17 atrás.
Freios: Disco duplo de 310 mm na frente e disco simples de 250 mm atrás. Oferece ABS como opcional.
Dimensões: 2,10
metros de comprimento total, 0,80 m de largura, 1,05 m de altura, 1,44 m
de distância entre-eixos e 0,83 m de altura do assento.
Peso: 229 kg (231 kg com ABS).
Tanque do combustível: 17,0 litros.
Produção: Manaus, Amazonas.
Lançamento mundial: 2012.
Lançamento no Brasil: 2013.
Preço: R$ 35.990 (R$ 38.990 com ABS).
Fonte: Motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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