5 de fev. de 2013

F1 começa ano de 2013 com testes em Jerez; entend


Circuito de Jerez recebe os primeiros testes de 2013 (Foto: Divulgação)Circuito de Jerez recebe os primeiros testes de 2013 (Foto: Divulgação)
 
Enfim, acabou a espera. Setenta e dois dias depois da última corrida de 2012, o GP do Brasil, os fãs da F1 poderão matar as saudades dos roncos dos motores com a primeira atividade oficial do ano, nos treinos de preparação para a temporada de 2013.

O primeiro deles será nesta semana, entre os dias 5 e 8 de fevereiro, em Jerez de la Frontera. Situado na região da Andaluzia, no sul da Espanha, o circuito conta com 4,428 km de extensão, distribuídos em 15 curvas de alta, média e baixa velocidades. Palco frequente de testes coletivos, Jerez é uma boa plataforma de evolução para os novos carros, já que as equipes contam com vastos bancos de dados sobre as condições do traçado – assim, será possível dar um bom início aos testes de avaliação.
Nas décadas passadas, Jerez de la Frontera recebeu sete GPs de F1, sendo, por muitos anos, a sede fixa do GP da Espanha. A edição mais marcante da prova foi em 1997, na decisão do título, quando Michael Schumacher jogou seu carro em cima de Jacques Villeneuve e abandonou a prova, o que deixou as glórias com o piloto canadense.
Assim como virou tradição nos últimos anos, todos os treinos serão realizados na Espanha, já que o país apresenta condições climáticas viáveis em pleno rigoroso inverno europeu. Mas isso não significa que haverá calor – as temperaturas estão previstas para estar em torno de 15° C, sendo que não se pode descartar eventuais pancadas de chuva.
Previsão do tempo em Jerez de la Frontera:
Terça-feira: tempo ensolarado (mín. 7° C; máx. 19° C)
Quarta-feira: tempo ensolarado (mín. 5° C; máx. 17° C)
Quinta-feira: tempo ensolarado (mín. 6° C; máx. 16° C)
Sexta-feira: tempo ensolarado (mín. 6° C; máx. 17° C)
As duas baterias complementares da pré-temporada da F1 em 2013 serão em Barcelona, na Catalunha, no mesmo autódromo que recebe anualmente o GP da Espanha. Veja a programação completa abaixo:
5 a 8 de fevereiro – Jerez de la Frontera (Espanha)
19 a 22 de fevereiro – Barcelona (Espanha)
28 de fevereiro a 3 de março – Barcelona (Espanha)

COMO FUNCIONAM OS TESTES DE PRÉ-TEMPORADA?

Os treinos coletivos de pré-temporada da F1 têm uma dinâmica diferente em relação ao que é normalmente visto nas sessões livres de cada GP. Não estranhe ao ver, na lista de tempos ao fim da jornada, um número menor de participantes – afinal, cada equipe pode colocar somente um carro por dia na pista.
Às vezes, os times optam por fazer com que seus dois pilotos dividam o uso do mesmo carro ao longo do dia – por exemplo, um piloto guia à tarde depois de outro ter atuado na parte da manhã. Eles não vão à pista de forma simultânea em carros separados.
Além disso, a programação das atividades é muito mais flexível, o que permite aos pilotos testarem itens totalmente diferentes. A pista é liberada às 9h locais (6h de Brasília) e fica aberta até às 17h (14h de Brasília), sendo que neste período, os pilotos podem dar quantas voltas desejarem. Assim, quando o dia é livre de contratempos, as equipes tentam compensar os poucos dias de treinos ao longo do ano adotando programações atarefadas. Normalmente, cada carro completa mais de 100 voltas, em quantidades que podem equivaler a um GP e meio. Porém, quando um contratempo acontece e alguém fica parado no meio da pista, a bandeira vermelha é imediatamente acionada, interrompendo as atividades até que o carro seja devidamente removido.
E não se deixe enganar pela ordem dos tempos ao fim dos dias – nem sempre o mais rápido é o que apresenta o ritmo mais competitivo nas atividades. Justamente pela programação ser livre, algumas equipes optam por fazer simulação de classificação, andando com o carro carregado de pouco combustível, enquanto outros priorizam o ritmo de corrida, mais pesados. Além disso, o fator climático sempre pode influenciar nos tempos obtidos (por exemplo, a temperatura da pista pela manhã ser mais favorável do que à tarde). Tudo isso torna ainda mais difícil a leitura da relação de forças entre pilotos e equipes antes do início da temporada. Então, cuidado com conclusões precipitadas!
Confira a programação das equipes para o teste de Jerez de la Frontera (sujeita a alterações):

5 de fevereiro 6 de fevereiro 7 de fevereiro 8 de fevereiro
Red Bull Mark Webber Mark Webber Sebastian Vettel Sebastian Vettel
Ferrari Felipe Massa Felipe Massa Felipe Massa Pedro de la Rosa
McLaren Jenson Button Sergio Pérez Jenson Button Sergio Pérez
Lotus Romain Grosjean Romain Grosjean Kimi Raikkonen Kimi Raikkonen
Mercedes Nico Rosberg Lewis Hamilton Nico Rosberg Lewis Hamilton
Sauber Nico Hulkenberg Nico Hulkenberg Esteban Gutiérrez Esteban Gutiérrez
Force India Paul di Resta Paul di Resta/James Rossiter Paul di Resta/James Rossiter Jules Bianchi
Williams Pastor Maldonado Pastor Maldonado Valtteri Bottas Valtteri Bottas
Toro Rosso Daniel Ricciardo Daniel Ricciardo Jean-Éric Vergne Jean-Éric Vergne
Caterham Giedo van der Garde Giedo van der Garde Charles Pic Charles Pic
Marussia Max Chilton Max Chilton A divulgar A divulgar

FIQUE DE OLHO

Os primeiros testes de pré-temporada do ano sempre chamam a atenção devido ao grande número de novidades, com novos carros na pista e pilotos estreando em equipes diferentes. Assim, há muitas coisas para ficar de olho nesta sessão em Jerez de la Frontera.
Red Bull RB9, o novo carro dos tricampeões
rbr
A Red Bull, campeã tanto de pilotos quanto de construtores nos últimos três anos, terá o desafio de alcançar uma meta histórica em 2013: conquistar o tetra. Para isso, o time aposta no modelo RB9, que é mais uma vez assinado pelo renomado projetista Adrian Newey. Como há poucas mudanças no regulamento técnico do ano passado para cá, a expectativa é que a equipe austríaca seja uma das forças a serem batidas nesta temporada.
Pergunta a ser respondida: o novo Red Bull conseguirá manter o alto nível de seus antecessores?
Ferrari tenta iniciar o fim do jejum de títulos de Alonso
Detalhe lateral da F138 (Foto: Ferrari/Divulgação)
No ano passado, a Ferrari teve uma grande dor de cabeça logo nos testes de pré-temporada, quando o modelo F2012 apresentou um comportamento surpreendentemente abaixo do esperado. Mas, neste ano, a equipe aposta que a história será diferente: o novo modelo foi concebido em um novo túnel de vento, que promete os erros de dados que a atrapalharam nas temporadas passadas.
Pergunta a ser respondida: a Ferrari iniciará os trabalhos em 2013 em vantagem com relação aos seus adversários?
McLaren entra em uma nova fase sem Hamilton
No ano em que completa 50 anos de existência, a McLaren terá uma cara diferente em 2013: Sergio Pérez, jovem ex-piloto da Sauber, fará dupla com Jenson Button, que, por sua vez, assumirá o papel de líder dentro de Woking. A equipe promete que o MP4-28 será competitivo, mantendo sua posição de potência dos últimos anos.
Pergunta a ser respondida: sem Hamilton, a McLaren conseguirá se manter competitiva em 2013?
Hamilton deixa sua antiga casa para assumir novo desafio
rbr
Os fãs da F1 terão de se acostumar com uma nova imagem em 2013: Lewis Hamilton vestindo o macacão da Mercedes, deixando para trás a McLaren. Seu discurso é cauteloso, traçando como objetivo apenas melhorar em relação à campanha do ano passado. Porém, sua chegada deve impulsionar a equipe, que poderá se apresentar com mais frequência na luta por pódios e vitórias.
Pergunta a ser respondida: a Mercedes conseguirá, enfim, se tornar uma equipe de ponta com a chegada de Lewis Hamilton?

Fonte: Bruno Ferreira
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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