2 de jan. de 2013

Teste: Land Rover reforça a imagem do Freelander 2 para retomar as vendas

Fotos: Divulgação
Teste: Land Rover reforça a imagem do Freelander 2 para retomar as vendas
Marca britânica renova o Freelander 2 e tenta recuperar a competitividade do utilitário

A Land Rover apresentou o Freelander em 1997 com a intenção de entrar no terreno dos utilitários urbanos de médio porte. O jipinho conquistou o público e logo virou um dos “best-sellers” da marca inglesa. Até que o menor e mais barato SUV da marca foi alvo de “fogo amigo”.
O modelo foi vitimado pela chegada do Evoque, versão compacta da linha de luxo Range Rover, que tem preços similares aos praticados na linha Freelander 2 e ainda reúne muitos argumentos estéticos para conquistar o consumidor. Por isso, para a fabricante britânica o “face-lift” planejado para 2013 foi mais que providencial. Aproveitou a ocasião para absorver itens do Evoque que prometem devolver a competitividade ao utilitário.

A reestilização do Freelander 2 – por enquanto, disponível apenas na Europa – acontece seis anos após a chegada da geração atual ao mercado. Para deixar o jipinho ainda mais urbano, além de razões de mercado, é claro, a Land Rover mantém a oferta europeia do modelo na configuração de tração dianteira – caso da versão testada –, junto com os tradicionais 4X4 da marca. O modelo também apresenta evidentes diferenciais estéticos externos. Entre as principais novidades em relação à versão anterior estão as luzes diurnas, nova iluminação traseira e dianteira de led e o novo desenho dos faróis.


Entretanto, é no interior que encontram-se os maiores predicados. Os itens emprestados pelo luxuoso Evoque dão mais sofisticação ao Freelander 2. O principal deles é o console central, com monitor colorido de sete polegadas e tela sensível ao toque, que apresenta sistema de áudio e a opção de agregar a navegação via satélite. O jipinho também recebeu freio de mão inteligente, com sensores eletrônicos capazes de detectar a inclinação do terreno para modular a força de frenagem.

A gama de motores inclui quatro opções diesel, todas de 2.2 litros, em configurações de 150 cv – automático e manual com tração 4X4 –, além da versão de 190 cv com tração integral e câmbio automático. O Freelander 2 de tração dianteira tem câmbio manual e também é equipado com propulsor de 150 cv de potência. Há ainda uma oferta a gasolina, com motor 2.0 de 150 cv. De acordo com a Jaguar Land Rover do Brasil, o renovado SUV não tem previsão de chegada ao mercado nacional. No entanto, caso siga a tendência da versão 2012 comercializada por aqui, deverá desembarcar apenas com tração 4X4 com o diesel mais potente, além da opção a gasolina.


Impressões ao dirigir

Valem por quatro


Roma/Itália – Pensar em Land Rover automaticamente remete a trajetos fora de estrada, repletos de lama e obstáculos. Exatamente por isso o ambiente escolhido para “passear” com o Freelander 2 reúne todos esses atributos. E, mesmo com tração apenas nas rodas da frente, o renovado Land Rover não fez por menos em Lago Bracciano, região central da Itália, ao Norte de Roma. Com a ajuda do chassi “off-road”, o mesmo usado nas versões 4X4, a tradição da marca britânica se fez presente e o utilitário superou troncos, pedras e até trechos de travessia de rio com dificuldade considerável.

Se do lado de fora o Freelander 2 enfrenta vida dura, no interior o motorista não tem problema algum. As características emprestadas pelo Range Rover Evoque melhoraram significativamente a habitabilidade. O acabamento também é digno de nota. Além de numerosos, os recursos estão bem posicionados no console central e intuitivamente ao alcance. O computador de bordo, além da facilidade de leitura, fornece todas as informações de que o motorista precisa saber. 


Do luxo à lama, verdadeiro habitat de um Land Rover, o motor cumpre muito bem suas obrigações. Com o mínimo de habilidade ao volante, não há dificuldade nem mesmo quando os pneus encaram rochas pontiagudas. É claro que em um momento de hesitação ao passar por poças de lama mais macias a tração nas quatro rodas vai fazer falta. No entanto, não chega perto de ser um problema. A força entregue às duas rodas dianteiras é inteiramente capaz de satisfazer às necessidades de mobilidade da maioria dos motoristas.

Ficha técnica
 Land Rover Freelander 2
 
Motor: Diesel, transversal, 2.179 cc, turbo, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e injeção direta.
Transmissão: Câmbio manual de seis velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 150 cv a 3.500 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 11,7 segundos.
Velocidade máxima: 181 km/h.
Torque máximo: 42,8 kgfm a 1.750 rpm
Diâmetro e curso:  85 mm X 96 mm. Taxa de compressão: 15,8:1.
Suspensão: Dianteira do tipo MacPherson e traseira independente, com braços longitudinais, transversais e barra estabilizadora
Pneus: 235/60 R18
Freios: Discos ventilados na frente e discos atrás. Oferece ABS.
Carroceria: Utilitário esportivo com quatro portas e cinco lugares. Com 4,50 metros de comprimento, 2,19 m de largura, 1,74 m de altura e 2,66 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série. 
Peso: 1,710 kg.
Capacidade do porta-malas: 277 litros.
Tanque de combustível: 68 litros.
Produção: Solihull, Reino Unido.
Lançamento: 2012
Itens de série: Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, ABS, EBD, EBA, controle de estabilidade, controle de velocidade de cruzeiro, airbags frontais, laterais e de cabeça, banco do motorista com regulagens elétricas, sensor de estacionamento, de luminosidade e de chuva, retrovisores elétricos, vidros elétricos, computador de bordo. 
Preço: 39.720 euros, o equivalente a R$ 107.350
 

 


Fonte: Motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: