29 de dez. de 2012

O QUE VEM EM 2013: OS COMPACTOS

O ano não será tão movimentado no segmento quanto foi o anterior, mas ainda guarda grandes lançamentos como o Peugeot 208

Peugeot 208 (Foto: Fabio Aro / Autoesporte)
O segmento dos compactos foi um dos que mais bombou em 2012. Foram lançamentos do naipe do novo Fiat Palio, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Toyota Etios. Diante disso, 2013 nem poderia guardar tantas estreias nesse campo, certo? Errado. O ano será igualmente movimentado, ainda que com apostas de menor volume.
Entre os nacionais, destaque para a terceira geração do Ford Ka, por exemplo. E falando de Ford, a marca reserva também o lançamento New Fiesta nacional. Na prática, os dois modelos enterram de vez tanto o atual Ka, quanto o veterano Fiesta Rocam.
O Fiesta não será o único nacional das antigas a ganhar nova geração nesse ano. O Peugeot 208 chega com a missão de substituir o 207, que é nada mais do que o 206 em versão reestilizada. Não que o 207 morrerá de pronto: a marca do leão manterá o modelo em produção como sua opção de entrada.
Para não falarmos apenas dos fabricantes nacionais, os chineses prometem mais uma onda de lançamentos no segmento. A Chery finalmente trará o Celer para o país. A Changan, antiga Chana, prepara os novos Mini Benni e CX20, esse em estilo aventureiro.
Changan CX20 (Foto: Osvaldo Palermo/Autoesporte)
Changan – primeiro trimestre
A Changan mudou de nome (era Chana) e de vocação. Agora quer investir sobre os pequenos de passeio. Vai começar a sua oferta pelo Minni Benni, na medida para concorrer com o QQ. O preço será na medida, R$ 24.900. A motorização é de popular: 1 litro e 69 cv. No andar de cima, a ofensiva virá do CX20, maior e com estilo aventureiro. Terá apenas motor 1.3 de 83 cv.
Chery Celer (Foto: Fabio Aro/ Autoesporte)
Chery Celer - janeiro
Não é a primeira investida da marca chinesa no segmento dos compactos, onde já atua com o QQ e o Face. Porém, o Celer é uma aposta mais forte. O compacto será o primeiro da companhia a ser produzido no país, numa nova fábrica em Jacareí (SP). A planta de produção ficará pronta apenas no final de 2013, mas o Celer chega antes disso, ainda como importado. A dúvida fica em relação ao design: lá fora o carro acabou de ser reestilizado, o que vai desvalorizar o primeiro lote de modelos que chegará ao país. Disponível tanto com carroceria hatch quanto sedã, o Celer conta com uma única opção de motorização, um 1.5 flex de 116 cv com etanol.
Ford Fiesta Sedan (Foto: Ricardo Sant'Anna / Autoesporte)
Ford New Ka e New Fiesta – primeiro e segundo semestres
O modelo ainda nem foi lançado, mas bem que merece o pré-nome New. Não que a sua arquitetura será completamente nova: trata-se da mesma plataforma do New Fiesta. Ainda assim, é um grande avanço face o modelo atual, que ainda se apega ao primeiro Ka em plataforma e base mecânica. Sem falar no uso de elementos como as portas e para-brisa do original. Chega no final do ano.
O modelo finalmente perderá o elo com a primeira encarnação. A plataforma será “nova”. Dizemos entre aspas porque a arquitetura é a mesma utilizada pelo New Fiesta. O incremento em tamanho permitirá a criação de uma inédita versão quatro portas. A gama de motores começa no inédito tricilíndrico 1.0, semelhante ao EcoBoost estrangeiro, porém sem turbo ou injeção direta de combustível.
Já o New Fiesta será lançado no primeiro trimestre, nacionalizado com diferenças em estilo e acabamento. Na frente, receberá o bocão que caracteriza a terceira geração do Focus. E por dentro terá acabamento ligeiramente simplificado, no nível do EcoSport nacional. Pelo menos o motor 1.6 16V Sigma vai ficar mais potente e também estará sob o capô do novo Ka.
Peugeot 208 (Foto: Fabio Aro / Autoesporte)
Peugeot 208 - abril
O novo compacto se vale da mesma base usada pelos primos Citroën C3 e C3 Picasso, que também emprestam os motores 1.5 8V de 93 cv e 1.6 16V flex de 122 cv. O modelo tem estilo semelhante ao europeu. Por dentro, a mesma coisa. Nesse ponto, ficou melhor que o C3 nacional, bem simplificado em relação ao vendido na Europa, onde conta com o mesmo painel do mais caro DS3.
Fonte: Revista Autoesporte
Disponível no(a): http://revistaautoesporte.globo.com/
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