Nissan cria edição de 10 Anos da Frontier com direito a nova versão “top”
A Nissan se esforça para deixar a Frontier sempre em evidência. Seja com propagandas agressivas, seja com novidades na linha. Foi assim em agosto de 2011 com o renascimento da versão Attack e em fevereiro deste ano com a renovação dos motores. Agora, a fabricante lança uma versão especial da picape para comemorar os 10 anos da marca no Brasil, iniciados em 2002 com a produção da primeira geração da própria Frontier. A série especial vem acompanhada de uma nova configuração topo de linha, SL, com mais equipamentos e ligeiras mudanças estéticas. Tudo para ajudar no objetivo de se tornar a maior marca japonesa no Brasil em 2016, com 5% do mercado.
A chegada da versão serve também para dar um toque de modernidade ao modelo – importante em um segmento que foi amplamente renovado em 2012, com as novas gerações de Chevrolet S10, Ford Ranger e novidades na Toyota Hilux, Mitsubishi L200 e Volkswagen Amarok. Atualmente, a Frontier mantém a quinta posição no segmento, com média de 1.460/mês. A líder fica disparada na frente, com 4.200 mensais. A nova Ranger fica na sexta posição. Com uma distribuição ainda incipiente, a Ford tem só 1.080 unidades por mês.
A versão comemorativa não chega a trazer mudanças marcantes na picape da Nissan. Além de ser oferecida na nova versão SL, a série “10 Anos” pode ser aplicada à já existente SV Attack. O kit inclui detalhes na grade e para-choque dianteiro, chave presencial, novas rodas aro 16, friso laterais e logos comemorativas nas laterais. Por dentro, volante e painel de instrumentos têm desenhos diferenciados. A SL também estreia alguns equipamentos na linha, como ar-condicionado dual zone, rodas aro 18 e controle de estabilidade. Os preços ficam em R$ 95.990 para a SV Attack 4X2, R$ 104.190 para a 4X4. Na SL, que é sempre 4X4, o preço é de R$ 124.990, apenas R$ 1.100 a mais que a antiga topo de linha, a LE Attack.
O motor é o mesmo que foi atualizado em fevereiro para ficar de acordo com as normas de emissões do Proconve L6. É um 2.5 turbodiesel com duas calibrações. Com tração apenas traseira, gera 163 cv a 3.600 rpm e 41,1 kgfm a 2 mil giros. Quando aplicado a um 4X4, a potência sobe para 190 cv e o torque para 45,8 kgfm, nos mesmos regimes. A série “10 Anos” inaugura também uma nova campanha de marketing da Nissan em relação à Frontier. Assim como a dos “Pôneis Malditos”, que deu alta visibilidade e aumentou as vendas do modelo, esta vai focar na boa capacidade off-road da picape em relação às concorrentes, com bom humor e agressividade. Cada um briga com as armas que tem.
Primeiras impressões
Força na terra
Itupeva/São Paulo – A
atual geração da Frontier já tem oito anos desde sua apresentação
mundial. E isso se reflete em algumas características de seu interior e
utilização. A picape da Nissan mostra “na cara” a que veio. Não existem
na cabine artifícios que tentem deixá-la mais próxima a um carro de
passeio. A Frontier é um veículo um tanto bruto, com acabamento simples,
mas feito com cuidado. A série especial “10 Anos” amplia o conforto com
um novo volante, ar-condicionado de duas zonas e rádio completo.
Essa aparente robustez aparece também na dirigibilidade. O motor de 190 cv e 45,8 kgfm de torque é disposto e chega a dar um tranco nos ocupantes se for provocado. A transmissão de cinco marchas não é das mais suaves nas trocas, mas tem comportamento condizente. A força do conjunto se mostra também quando a Frontier enfrenta um trajeto off-road, graças à plataforma que torce controladamente e à força do propulsor. No uso na terra, a picape faz um meio termo entre a modernidade e a simplicidade.
Na versão topo de linha, ela é equipada com controles de tração e estabilidade, além do ABS, que auxiliam o condutor. Mas não tem controle de subida ou descida de aclives, por exemplo. Dessa forma, boa parte da “responsabilidade” no fora-de-estrada fica a cargo do motorista. O que não chega a ser um problema. Para superar um obstáculo, basta selecionar a tração integral por meio de um botão e acelerar fundo. A Frontier passa por lamaçais, pirambeiras e barrancos sem dificuldades. Na rua, a picape da Nissan preza pelo conforto. A rigidez da estrutura não deixa o modelo extremamente desconfortável e há curso suficiente na suspensão para passar por buracos sem grandes consequências nas colunas dos ocupantes.
Ficha técnica
Frontier SL 4X4 10 Anos
Motor: Diesel com
turbo de geometria variável, dianteiro, longitudinal, 2.488 cm³, quatro
cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro com comando duplo de
válvulas. Injeção direta de combustível do tipo common rail. Acelerador
eletrônico.
Transmissão: Câmbio
automático com cinco velocidades à frente e uma a ré. Tração traseira
com acoplamento elétrico de tração nas quatro rodas e de tração
reduzida. Diferencial com escorregamento limitado. Oferece controle
eletrônico de tração.
Potência máxima: 190 cv a 3.600 rpm.
Torque máximo: 45,8 kgfm a 2 mil rpm.
Diâmetro e curso: 89,0 mm X 100,0 mm. Taxa de compressão de 16,5:1.
Suspensão: Dianteira
independente do tipo Double Wishbone, com molas helicoidais,
amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. Traseira
em eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores hidráulicos
telescópicos. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. ABS e EBD de série.
Carroceria: Picape
média cabine dupla sobre longarinas com quatro portas e cinco lugares.
Com 5,23 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,78 metro de
altura e 3,20 metros de distância entre-eixos. Airbag duplo frontal de
série.
Peso: 2.005 kg em ordem de marcha. 1.030 kg de carga útil.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Capacidade off-road: Ângulo de ataque de 32º, ângulo de saída de 24º, capacidade de subida de rampa de 39º e altura livre do solo de 22 cm.
Produção: São José dos Pinhais, Paraná.
Lançamento da geração no Brasil: 2007.
Equipamentos de série: Direção
hidráulica, ajuste de altura no volante, cruise control, trio elétrico,
ar-condicionado dual zone, regulagem de altura do banco do motorista,
faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico e com bússola
digital, airbag duplo, ABS com EBD, faróis com máscara negra, rodas de
liga leve de 18 polegadas, faróis com máscara negra, acabamento interno
em dois tons, bancos de couro, rádio/CD/MP3/USB/iPod/Aux, controle de
estabilidade e tração, acabamento interno cromado e selos comemorativos
da versão na carroceria e soleira da porta.
Preço: R$ 124.990.

Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário