24 de set. de 2012

Impressões bávaras: BMW M5 2013


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Sob o estilo colarinho-branco e comportamento frio de Jason Bourne há um animal que pode se transformar em uma implacável máquina mortífera. O BMW M5 2013 é Jason Bourne.

Tal como Bourne, o BMW M5 vive em um mundo ameaçador, encarando vários desafiantes com as piores intenções: Jaguar XFR, Cadillac CTS-V, Audi S6 e S7, e claro, o Mercedes-Benz E63 AMG.
O antigo M5 E-39 recebeu notas médias. A maioria concorda que ele por si só é um carro fascinante, mas o problema é que os concorrentes também são impressionantes. Por isso a disputa está difícil e acirrada.
Esta é a quinta geração do M5 (batizada internamente pela BMW de F10) que substitui o modelo E60 de motor V10. Não é surpresa que o novo F10 tenha mais potência para combinar com suas formas exteriores anabolizadas. Além disso, seu ovo V8 biturbo é 30% mais econômico, também.  Pressione o botão M2 no volante e observe como um típico BMW se transforam em algo mais selvagem que um urso pardo demente com heroína nas veias.
O M5 trabalha discretamente. Ele não tenta se destacar. Ele não faz sentir a sua presença. Ele roda modestamente e atrai um tipo de comprador despretensioso. Ele confia em sua personalidade, mas se você decidir partir para um desafio, ele vai arrebentar.

Por fora


Mesmo depois de um grande re-direcionamento da linguagem visual que deixou para trás as controversas curvas da carroceria do modelo anterior, as mudanças não foram tão extensas. Acho que podemos dizer que ela parece mais rejuvenescida, e seu capô vincado dá o toque mais agressivo – o que é muito bem vindo. Mas no fim, ele ainda parece um BMW. Você jamais suspeitaria dos números de desempenho desse carro – e de certa forma esse é o charme do M5. Se você quer um carro capaz de atrair olhares e causar um engavetamento, o M5 não é para você. Ele é para pessoas que se satisfazem em saber que seu carro faz coisas que os outros não fazem.

Por dentro


Quando se trata de mulheres, há quem goste da comissão de frente, enquanto outros preferem o derrière. Quando se trata do interior de um carro, eu particularmente gosto de um volante circular e macio. Afinal, é a parte do carro que mais usamos, e  é o elemento de design que mais me impressiona. Mas o volante da M5 não conseguiu fazer isso. Ele parece compartilhado com qualquer outro BMW Série 5. Queria que eles tivessem usado o volante do novo M6, mas nem tudo é como a gente quer.
O resto do interior é funcional, agradável e confortável. Não parece luxuoso, mas você não chega a pensar que pagou muito por pouco.

Aceleração


Ao dirigir o M5 nas estradas montanhosas do Norte da Califórnia, não pode deixar de imitar Jeremy Clarkson toda vez que eu pisava forte no acelerador. “POWEEEEERRRRRRR!!!!!!
O ato de apertar o acelerador provoca uma reação que imagino ser semelhante a atingir Jason Bourne com um remo. Imediatamente o V8 biturbo de 4,4 litros despeja 560 cv no asfalto, em uma velocidade capaz de fazer você acreditar em mágica.
O torque máximo de 69,1 kgfm começa lá pelas 1500 rpm e continua até as 5750 rpm. O zero-a-cem é feito em 4,2 segundos, de acordo com a BMW, mas a Car and Driver americana conseguiu fazer em 3,7 segundos. De qualquer jeito é algo brilhante, que lembra o soco que você toma ao acelerar o Nissan GT-R.

O que sempre me impressiona é como o carro parece dócil quando você o dirige no modo “comfort”, mas no momento que você pressiona o botão M2 – pré-ajustado para o mapeamento mais agressivo do acelerador – o carro desperta explosivamente.
Isso não muda nunca.

Como freia


Pinças de seis pistões na dianteira para pressionar discos perfurados de 15,7 polegadas não parecem suficientes para parar o peso-pesado de mais de 1950 kg. Na pista o pedal tem curso longo, esponjoso e macio demais. Em alta velocidade você precisa pisar no pedal com uma força suficiente para derrubar um muro, e a parada é razoável. Devo dizer, contudo, que ele é bem melhor em estradas, mas a pista é o campo de provas perfeito, e o M5 falhou no teste. Os freios de carbono cerâmica serão oferecidos em 2013, e espera-se que melhorem o desempenho do carro.

Como roda

O carro tem o hábito de pular nas saliências do piso, mas é não é algo imprevisível ou desconfortável. O modo “comfort” alivia um pouco, mas eu gostaria de algo mais maleável. A diferença entre os três modos de ajuste de suspensão (comfort, sport e sport+) é relativamente mínima. Ainda assim, o carro tem boa dinâmica e rodagem admirável.

Comportamento dinâmico

Com o carro no modo “sport+” em uma pista você entra em um mundo de total perfeição. O nível de aderência é impressionante, e o equilíbrio é maravilhoso. Há pouco sub-esterço, e a traseira inspira confiança. É possível soltá-la com um forte trail braking, e o carro responde aos toques de controle no acelerador para assentar a traseira. Quem der ao carro o que ele quer, será recompensado com uma experiência de condução extraordinária. Junte esse comportamento ao visual comportado e você entenderá por que este é um dos grandes sleepers do mundo.

Transmissão


O M5 tem uma caixa manual de seis marchas que ajusta o giro automaticamente nas reduções (o tal “punta-tacco” automático), ou o câmbio automático M-DCT de sete marchas, com trocas no volante. As reduções são ligeiramente mais lentas que o ideal, mas ainda assim é uma transmissão excelente.
A caixa manual é suave e precisa, mas o curso é um pouco longo. Normalmente eu escolheria a manual sem pensar, mas a caixa de embreagem dupla é tão transcendente que torna a decisão difícil. Uma alavanca com curso mais curto facilitaria a escolha, mas nenhuma delas causará arrependimento.

Áudio

O sistema de áudio de série é decente, mas se você escolher o sistema opcional de 12 alto-falantes da Bang&Olufsen, terá feito a decisão certa. Não é tão bom quanto o sistema Mark Levinson dos Lexus LS, mas chega perto. Em alta velocidade o timbre do escape lembra um urso pardo chamando sua parceira, e esse som é amplificado pelo sistema de áudio. Em velocidades normais ele é ronronante, silencioso e dócil. É uma boa combinação que satisfaz ambas as personalidades do M5. Você pode até odiar com veemência o sistema do ronco falso, mas é difícil dizer que ele não funciona.

Mimos

O novo BMW iDrive 4.2 é mais rápido que a versão anterior, e agora traz gráficos 3D. Achei o sistema surpreendemente fácil de usar, com operação muito funcional. Na lista de mimos há também uma câmera de ré, algo que considero bastante útil depois de bater o carro de minha esposa em um poste de metal de meia-altura. Depois de 24 horas sem dormir, gostei de ser avisado pelo carro toda vez que eu mudava de faixa por distração.

Valor

O M5 não é  - e nunca foi – barato. Embora não pareça o negócio do século, quem comprá-lo pode se considerar abençoado por conseguir uma absurda velocidade e controle dinâmico em um sedã de mais de 1900 kg. Se você puder comprar um carro como este, o valor extra cobrado pela divisão M não fará um grande estrago na sua carteira. Se fizer, a BMW oferece um modelo menor, assim como a trilogia Bourne.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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