1 de jul. de 2012

Nascar-Keselowski sela terceira vitória do ano no Kentucky

Piloto da Penske superou Johnson na última relargada; Kenseth é 7º e segue líder da Cup

Brad Keselowski comemora vitória no Kentucky (AP Photo/LAT - Michael L. Levitt)

Brad Keselowski se tornou na noite deste sábado o primeiro piloto a conquistar três vitórias na temporada 2012 da Sprint Cup ao vencer a etapa do Kentucky, a 17ª do campeonato.
Largando da oitava colocação, o piloto da Penske se colocou entre os três primeiros logo no início e superou a concorrência de Denny Hamlin, Kyle Busch e Jimmie Johnson ao longo das 267 voltas da prova, cruzando a linha de chegada com uma vantagem de 4s399 para Kasey Kahne, da Hendrick.

Hamlin perdeu a vice-liderança para Kahne a quatro voltas do fim e chegou na terceira colocação, à frente de Dale Earnhardt Jr., Jeff Gordon e Johnson, todos da Hendrick.
Antes de cair para o fundo do pelotão com um problema na traseira do Camry, Busch liderou as 34 primeiras voltas no Kentucky, acompanhado por Keselowski e Hamlin. O piloto da Joe Gibbs superou Johnson na largada e, mesmo com um carro instável, conseguiu conter as investidas do carro nº 2 da Penske, ainda que tenha perdido brevemente a ponta antes da primeira bandeira amarela.
Na volta 130, após uma interrupção causada por presença de detritos na pista, Busch, Hamlin – que assumira a vice-liderança antes da bandeira amarela – e Keselowski formaram um three-wide e o segundo levou a melhor. Quatro giros depois, Johnson passou Busch na curva 2 e assumiu a segunda colocação, enquanto o piloto da Joe Gibbs, já com um equipamento debilitado por falta de amortecedores, caiu para trás de Keselowski e, em seguida, do top 5.
Johnson assumiu a liderança no 189º giro e, em oito voltas, impôs uma tranquila vantagem de 1s2 para Hamlin. O pentacampeão, no entanto, perdeu espaço para o piloto da Joe Gibbs e um recuperado Keselowski, que adotara uma eficiente estratégia de poupar combustível, a partir da terceira (e única) janela de paradas sob bandeira verde.
Na volta 210, Ryan Newman, da Stewart-Haas, bateu no muro e acionou a última bandeira amarela da prova. Johnson e Earnhardt Jr. aproveitaram para parar, enquanto Keselowski se manteve na pista, assumindo a liderança. Na relargada, o pentacampeão da Hendrick não manteve o ritmo do stint anterior e caiu para a 11ª posição, ao passo que o piloto da Penske abriu boa vantagem para o restante do pelotão e ganhou a prova com relativa tranquilidade.
Em uma ótima corrida de recuperação, Busch ainda chegou na 10ª colocação, enquanto o atual campeão Tony Stewart, da Stewart-Haas, teve problemas eletrônicos no motor Chevrolet. Matt Kenseth, da Roush Fenway, foi o sétimo colocado e manteve a liderança do campeonato com 633 pontos, à frente de Dale Earnhardt Jr. (622) e Jimmie Johnson (610).
A próxima prova da Cup será em Daytona, na Flórida, no próximo sábado.
Classificação final – Kentucky (dez primeiros):
1º. Brad Keselowski (EUA/Penske-Dodge), 267 voltas em 2h46min45s000
2º. Kasey Kahne (EUA/Hendrick-Chevrolet), a 4s399
3º. Denny Hamlin (EUA/Joe Gibbs-Toyota), a 5s511
4º. Dale Earnhardt Jr. (EUA/Hendrick-Chevrolet), a 6s099
5º. Jeff Gordon (EUA/Hendrick-Chevrolet), a 6s359
6º. Jimmie Johnson (EUA/Hendrick-Chevrolet), a 6s995
7º. Matt Kenseth (EUA/Roush Fenway-Ford), a 7s376
8º. Martin Truex Jr. (EUA/Waltrip-Toyota), a 8s470
9º. A. J. Allmendinger (EUA/Penske-Dodge), a 10s585
10º. Kyle Busch (EUA/Joe Gibbs-Toyota), a 10s647

Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: