1 de abr. de 2012

Power vence em Barber; Barrichello chega em 8º

Castroneves fecha prova na terceira colocação e mantém liderança no campeonato

Will Power, da Penske, em Barber (Scott LePage/LAT Photographic)

Will Power, da Penske, garantiu a primeira vitória na temporada 2012 da Indy na tarde deste domingo, em Barber, no estado do Alabama.
Saindo do nono lugar no grid de largada, o australiano adotou uma estratégia acertada ao antecipar suas três paradas em relação aos líderes da prova e cruzou a linha de chegada com uma vantagem de 3s370 sobre o segundo colocado Scott Dixon, da Chip Ganassi.

Companheiro de Power, Hélio Castroneves liderou as primeiras voltas da etapa, mas perdeu duas posições nos boxes e fechou a prova na terceira colocação, a 19s115 do australiano.
Mesmo sem a vitória, Castroneves, que ainda teve de conter a pressão de Graham Rahal no fim da corrida, manteve a liderança do campeonato. Rahal e Simon Pagenaud, da Schmidt-Hamilton, completaram a lista dos cinco melhores colocados.
Rubens Barrichello, da KV, fez uma boa corrida de recuperação e terminou no oitavo posto, enquanto seu companheiro de equipe Tony Kanaan sofreu problemas mecânicos e abandonou a segunda prova consecutiva em 2012.
Helinho perde liderança para Dixon; Power escala o pelotão
Castroneves manteve a liderança na primeira volta, à frente de James Hinchcliffe, Dixon e Mike Conway, mas logo a corrida foi interrompida após o carro de Alex Tagliani, da Bryan Herta Autosport, parar no meio da pista com um problema elétrico.
Na relargada, Dixon jogou o carro da Chip Ganassi para cima de Conway, que caiu para a sétima posição; Rahal aproveitou-se da situação e pulou do sexto para o quarto lugar, passando Kanaan e o inglês da A. J. Foyt. Kanaan manteve a quinta colocação, à frente de JR Hildebrand, da Panther.
Depois da primeira janela de paradas, Dixon foi cinco décimos mais rápido do que Castroneves na volta de retorno à pista e assumiu a liderança da prova. Power, no entanto, antecipou sua parada aos líderes e acabou sendo o grande vencedor da rodada de pits ao ganhar três posições nos boxes, superar Kanaan na pista e assumir a quinta posição.
Enquanto isso, Rubens Barrichello, que havia largado do 14º lugar, demorou muito tempo nos boxes e caiu para a 19ª colocação após a primeira janela de paradas. O brasileiro teve de ajustar o aerofólio dianteiro antes de retornar à ativa.
Power chega ao top 3; Kanaan cai para o fundo do grid
Na segunda janela de paradas, Power novamente antecipou sua ida aos boxes em relação aos líderes Dixon, Castroneves e Hinchcliffe. A decisão da Penske se mostrou acertada porque, enquanto os pilotos do top 3 se mantinham na pista com os pneus desgastados, Power virava um ou dois segundos mais rápido do que os oponentes. Antes de Dixon e Castroneves irem aos boxes, o australiano era 1s5 mais rápido do que o conterrâneo e 2s5 do que o brasileiro.
Dixon, no entanto, voltou à frente do piloto da Penske e manteve a liderança. Helinho, po sua vez, demorou para ir aos pits e foi ultrapassado por Hinchcliffe nos boxes, caindo da segunda para a quarta posição. O brasileiro teria de esperar até a janela de paradas seguinte para recuperar o posto do canadense ao assumir novamente o terceiro lugar.
No pelotão intermediário, Kanaan era ultrapassado por Conway e obrigado a fazer uma parada emergencial com um problema no amortecedor do Dallara DW12. Com problemas de rendimento, o baiano desapareceu do top 10.
Power assume a ponta antes da relargada; Barrichello sobe para o top 10
Will Power aproveitou um erro da Chip Ganassi nos boxes durante o serviço a Dixon e emergiu na frente do conterrâneo após a terceira janela de paradas. Na volta 67, Katherine Legge, da Dragon, escapou para a caixa de brita e provocou a segunda bandeira amarela na corrida.
Na relargada, Hinchcliffe perdeu várias posições, caindo para o sexto lugar. Power manteve a liderança, enquanto Dixon conseguiu impor uma vantagem tranquila para Castroneves no segundo lugar.
No meio do pelotão, Barrichello passou três carros por fora da pista e assumiu a nona colocação. A quatro voltas do fim, o brasileiro da KV ainda ultrapassaria Andretti, com problemas de desgaste nos pneus, e fecharia a prova no oitavo lugar.
Na frente, Power impôs um ritmo forte em relação a Dixon ao virar dois a três décimos mais rápido do que o piloto da Ganassi e garantiu sua primeira vitória da temporada. Castroneves segurou a pressão de Rahal no final e chegou na terceira colocação.
A próxima prova da Indy será em Long Beach, na Califórnia, no dia 15 de abril.

Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: