1 de abr. de 2012

Hirvonen vence em Portugal e assume ponta do WRC

Finlandês conquista sua primeira vitória pela Citroen; Oliveira garante melhor posição da carreira

Mikko Hirvonen, da Citroen, em Portugal (McKlein/LAT)

Mikko Hirvonen conquistou na manhã deste domingo sua primeira vitória pela Citroen no Rali de Portugal e assumiu a liderança do Mundial.
O finlandês dominou uma competição acidentada em que a maioria dos habituais competidores no pelotão da frente cometeu erros. O octacampeão Sébastien Loeb, companheiro de Hirvonen, bateu na noite de abertura e abandonou o Rali, enquanto a dupla Jari-Matti Latvala e Petter Solberg saiu da liderança em meio a uma chuva torrencial no estágio seguinte.

Sem os principais oponentes pela frente, Hirvonen venceu a etapa com uma vantagem de 1min51s8 sobre Mads Ostberg, da Adapta. O russo Evgeny Novikov, da M-Sport, chegou na terceira colocação, garantindo seu primeiro pódio da carreira.
Ambos os pilotos privados da Ford sobreviveram a sustos no último dia: o carro de Ostberg teve um problema na ignição durante a manhã do domingo, enquanto Novikov guiou a maior parte do estágio final com o pedal do acelerador quebrado. O russo ainda chegou à frente de Solberg, que pôde voltar ao páreo e garantir o quarto lugar, mesmo com um problema no eixo de direção hidráulica durante a tarde do sábado.
Colega de equipe de Solberg, Latvala sofreu um problema na pressão de combustível na terceira perna e perdeu mais 12 minutos por conta do acidente na sexta-feira, tendo de se contentar com um 14º lugar e dois pontos pelo segundo posto no power stage.
Recuperando-se de uma punção no pneu do Citroen nos últimos metros, Nasser al-Attiyah chegou no quinto lugar após uma disputa apertada com Martin Prokop, da Ford da República Tcheca. Ambos comemoraram suas melhores colocações da carreira no Mundial de Rali.
Já Dennis Kuipers, em sua primeira aparição pela M-Sport, cruzou a linha de chegada em sétimo lugar após conter a pressão de Sébastien Ogier, competindo com um Skoda classe S2000 do time Volkswagen.
Thierry Neuville chegou a ocupar o top 5 com a Citroen Junior, mas sofreu um superaquecimento no carro durante a manhã da sexta-feira. Recuperou-se a tempo de chegar na nona colocação, embora tenha de ter retornado ao parque de serviços após dois furos no loop final. Jari Ketomaa marcou um ponto com a Autotek Ford no décimo lugar depois de Peter van Merksteyn Jr. sofrer um problema no eixo cardã de seu Citroen.
Com um Subaru Impreza STi do Brazil World Rally Team, o brasileiro Daniel Oliveira chegou em 13º lugar, sua melhor colocação no Mundial de Rali na carreira. Paulo Nobre, da Portugal Mini, sofreu um acidente no estágio classificatório e não chegou a largar.
A próxima etapa do Mundial de Rali será na Argentina, entre os dias 27 e 29 de abril.
Classificação final – Rali de Portugal:
1º. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen), 4h19min24s3
2º. Mads Ostberg (NOR/Adapta Ford), a 1min51s8
3º. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford), a 3min25s0
4º. Petter Solberg (NOR/Ford), a 3min47s4
5º. Nasser al-Attiyah (QAT/Qatar Citroen), a 7min57s6
6º. Martin Prokop (TCH/República Tcheca Ford), a 8min01s0
7º. Dennis Kuipers (HOL/M-Sport Ford), a 8min39s1
8º. Sébastien Ogier (FRA/Volkswagen Skoda), a 9min00s8
9º. Thierry Neuville (BEL/Citroen Junior), a 10min29s7
10º. Jari Ketomaa (FIN/Autotek Ford), a 11min44s6

Fonte: /tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: