30 de mar. de 2012

Volkswagen Up! é um caso de fracasso?

 Fotos: Divulgação
Volkswagen Up! é um caso de fracasso? Subcompacto apontado como “novo Fusca” ainda não decolou na Europa

por Túlio Moreira

Ainda é cedo para chegar a conclusões definitivas, mas os relatórios de vendas em diversos países da Europa mostram que, por enquanto, o Volkswagen Up! não conseguiu faz jus à sua fama de “novo Fusca”, em alusão ao modelo que se tornou muito popular em todo o mundo. O mercado europeu enfrenta um panorama de retração generalizada em decorrência da crise financeira que atinge o continente, com queda de 9,5% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2011 – as maiores baixas foram registradas na França (-20%) e na Itália (-19%). E o Up! está longe de ser um novo ícone de sucesso por lá.
O melhor resultado do carrinho é justamente em sua terra natal. O subcompacto conseguiu emplacar 4.063 unidades na Alemanha no primeiro bimestre, terminando o arco de janeiro e fevereiro em 23º lugar. Em relação ao desempenho classificatório no ranking, o Up! se sai melhor em Portugal, onde foi lançado em fevereiro e já apareceu logo na 14ª colocação, com 127 unidades comercializadas. Na Dinamarca, o modelo estreou em 15º, com 252 unidades no mês passado. Na França, o Up! anotou 679 unidades em janeiro e fevereiro, ficando com a 87ª posição. O desempenho também é pífio na Espanha – 78 unidades no primeiro bimestre e 169º no ranking – e na Suíça – 179 unidades e 83º na classificação geral.

 O carrinho da Volkswagen está bem longe dos dois modelos mais vendidos do continente no primeiro bimestre – que também são da marca alemã. O hatch médio Golf emplacou 69.587 unidades e é líder isolado, enquanto o hatch compacto Polo registrou 50.295 vendas e aparece com a segunda colocação. O objetivo da Volkswagen com o Up! é “democratizar” o acesso dos europeus aos carros. O desempenho pode melhorar com o lançamento da versão com quatro portas, que deve chegar à maioria dos mercados europeus ainda no primeiro semestre e pode responder por 50% do mix de vendas, segundo a montadora. O fato é que, por enquanto, o Up! continua apenas como uma promessa.




Fonte: motordream
 Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: