28 de mar. de 2012

Teste: Roadster é um Mini máximo

Fotos: Rodrigo Machado/Carta Z Notícias e Divulgação
Teste: Roadster é um Mini máximo
Mini lança no Brasil o Roadster, seu modelo mais focado no prazer de dirigir

por Rodrigo Machado
Auto Press

De uma maneira geral, os Mini são carros feitos para divertir. Aliam um visual estiloso e uma carroceria compacta a conjuntos mecânicos refinados e uma grande qualidade dinâmica. E, se o objetivo é o prazer na direção, nada melhor do que um conversível de dois lugares. E é exatamente esse o último lançamento da fabricante inglesa – controlada pela BMW – que chega em abril por aqui. Assim como o resto da linha, o Mini Roadster desembarca em duas configurações de motorização – uma aspirada e outra turbinada. Além, é claro, do indefectível charme dos carros da marca, agora elevado em sua maior escala.


A chegada do Roadster ao Brasil também serve para atualizar a gama da marca em relação ao resto do mundo. E mostra também a importância do mercado nacional para a Mini. O novo modelo começou a ser vendido na Europa em fevereiro deste ano e já começa a ser importado. A marca ainda promete mais um lançamento para 2012.



A versão de produção do Paceman – conceito de um SUV cupê – deve vir ao Brasil quase simultaneamente ao lançamento mundial do veículo, no Salão de Paris, em setembro. Segundo a Mini, as boas vendas ajudam na velocidade de atualização da linha. Já são quase 6 mil carros vendidos nos três primeiros anos de atuação da fabricante.

O Roadster é o segundo conversível da Mini. Mas para conseguir diferenciar o modelo em relação ao Cabrio, a marca inglesa focou mais na esportividade. Em termos de dimensões, a principal mudança é na altura. O novo modelo é 2 cm mais baixo que o outro conversível. Os bancos traseiros foram retirados deixando o carro com apenas dois assentos.



O resto da mecânica ficou inalterada. Portanto, as duas versões disponíveis mantêm o bom motor 1.6 litro sob o capô. Na configuração de entrada – chamada de Cooper Roadster –, o propulsor é aspirado e rende 122 cv a 6 mil rpm e 16,3 kgfm a 4.250 giros. A topo de linha é a Cooper S Roadster que ganha um turbocompressor. Assim, a potência sobe para 184 cv a 5.500 rpm e o torque fica em 24,4 kgfm entre 1.600 e 5 mil giros. Quando se pisa fundo no acelerador, a função overboost é ativada. Nesse caso, a pressão do turbo sobe de 1,0 bar para 1,2 bar, o que permite o aumento do torque para 26,5 kgfm entre 1.730 e 4.500 rotações.

Tamanhas diversão e esportividade ao volante têm preço – e bem alto. O carro parte de R$ 132.950 na versão de entrada e atinge R$ 144.950 na Cooper S Roadster. Ainda existe o kit John Cooper Works que adiciona itens estéticos – como rodas, para-choques e spoilers – e eleva o preço para R$ 151.950. Por enquanto a versão mais esportiva JCW não será importada, mas a Mini diz que ainda planeja a chegada do modelo. E a expectativa inicial da marca é vender 100 unidades do Roadster em 2012. Como o carro já foi bem aceito na pré-venda nas concessionárias, pode ser que a previsão aumente para cerca de 150 carros. Afinal, é o estilo retrô inglês em sua melhor forma.


   
Primeiras impressões

Sabor do vento

São Carlos/São Paulo – A Mini até demorou, mas finalmente lançou a configuração de carroceria que mais combina com o estilo e proposta dos seus carros. O Roadster, um conversível de dois lugares, é feito exatamente para provocar prazer na direção. Até abre mão de alguns confortos, como os bancos de trás e um porta-malas espaçoso, mas mantém a qualidade dinâmica que é característica dos Mini atuais.

Com 184 cv sob o capô em um motor 1.6 turbinado, o Mini Roadster voa baixo. A marca declara um zero a 100 km/h feitos em 7,2 segundos e a máxima supera com facilidade os 200 km/h. Em praticamente qualquer rotação, o propulsor entrega grande quantidade de força e deixa qualquer ultrapassagem muito simples. Chegar aos 160 km/h é uma tarefa incrivelmente fácil. O câmbio automático de seis marchas realiza mudanças rápidas e muito eficientes, ainda mais com uso das borboletas para trocas manuais. O resto do interior é praticamente idêntico aos outros carros da marca. Tudo com bom acabamento e grande dose de estilo.



Com a capota abaixada, a proteção em relação ao vento é eficiente até os 150 km/h. Acima disso, há muita turbulência. O acionamento da capota de lona também não é dos mais simples. Por enquanto ele é totalmente manual e exige alguma dose de força, principalmente para fechar o mecanismo. A Mini promete uma capota semi-automática como opcional para mais tarde.

Mas, em movimento, tudo fica para trás. O equilíbrio dinâmico é elogiável e é difícil chegar ao limite de aderência dos pneus. Mesmo com tração dianteira, o carro pouco faz menção de sair de frente. E, apesar de não ser o melhor Mini de curva – título que fica com o Coupé, por causa do seu teto rígido, que tem a melhor rigidez torcional –, o Roadster é o mais prazeroso de guiar. Traz aquele design inspirado e uma dose de charme que poucos carros esbanjam hoje em dia.



Ficha técnica

Mini Cooper S Roadster

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, turbocompressor, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, cabeçote com duplo comando de válvulas com tempo de abertura variável. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático com seis marchas à frente e uma a ré com modo manual sequencial na manopla ou através de borboletas atrás do volante. Tração dianteira. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 184 cv a 5.500 rpm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,2 segundos.
Velocidade máxima: 222 km/h.
Torque máximo: 24,4 kgfm entre 1.600 e 5 mil rpm.
Diâmetro e curso: 85,8 mm X 77 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores pneumáticos. Traseira com braço transversal em alumínio, braços múltiplos, molas helicoidais, amortecedores pneumáticos e barra estabilizadora. Controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 195/55 R16.
Freios:  Discos ventilados nas quatro rodas. ABS, EBD, assistente de frenagem de emergência e controle de frenagem em curvas.
Carroceria: Roadster em monobloco, com duas portas e dois lugares. Com 3,73 metros de comprimento, 1,68 m de largura, 1,39 m de altura e 2,46 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, de cabeça e tórax.
Peso: 1.260 kg.
Capacidade do porta-malas: 240 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Produção: Cowley, Inglaterra.
Lançamento: 2012.
Lançamento no Brasil: 2012.
Itens de série: Ar-condicionado automático, direção elétrica, trio elétrico, bancos em couro, computador de bordo, volante multifuncional, partida por botão, rádio/CD/MP3/USb/iPod/Bluetooth, bancos com ajuste de altura, airbags frontais, de cabeça e de torax, controle de estabilidade e de tração, ABS com EBD, assistência de frenagem de emergência e sensor de chuva com acionamento de farol baixo.
Preço: R$ 144.950.




Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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