6 de mar. de 2012

Mazda teria desistido de voltar ao Brasil, diz revista

Novas medidas do setor prejudicaram planos dos japoneses
Por Vitor Matsubara (colaborou Bruno Roberti)
Parece que a Mazda abortou os planos de voltar ao mercado brasileiro. Segundo informações da revista Exame, a montadora japonesa, que havia anunciado sua volta ao Brasil em junho de 2011, desistiu da ideia.

A publicação diz que duas mudanças de regras no setor de automóveis teriam motivado a decisão: a alta do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) e o impasse no acordo comercial entre Brasil e México. Como a Mazda pretendia importar seus veículos do Japão e Estados Unidos antes de trazê-los do México, a empresa seria atingida por pelo menos uma das medidas, complicando sua chegada ao Brasil.
O aumento do IPI já tinha levado os japoneses a adiarem o início de suas operações para 2013. Agora, com o anúncio de que o Brasil vai rever o acordo com os mexicanos, a Mazda teria optado por suspender seus planos por tempo indeterminado.
Uma fonte ligada ao Banco Sumitomo, que cuida do retorno da Mazda, confirmou que as mudanças afetaram o planejamento da marca, mas ressaltou que a montadora estaria pensando em alternativas para "driblar" estes empecilhos.

Fonte: quatrorodas
Disponível no(a): http://quatrorodas.abril.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: