19 de mar. de 2012

Fusca táxi se despede da Cidade do México

 Foto: Reprodução
Fusca táxi se despede da Cidade do México
 Em dezembro os Vochos vão deixar de vez as ruas da capital mexicana

por Alyne Bittencourt

Se o mundo acaba mesmo em 2012, não dá para saber. O que é certo é que, quando o ano terminar, os Fusca que servem de táxi na Cidade do México darão adeus às ruas. É que a permissão para circulação dos icônicos táxis verdes só vale até dezembro deste ano, e o governo da capital mexicana já anunciou que o prazo não será prorrogado, e os cerca de 3,5 mil táxis de Fusca que ainda circulam pela Cidade do México vão virar só uma lembrança.


Não será um adeus brusco. Ainda em 2008, os motoristas foram avisados da data, e, aos poucos, alguns dos Vochos – apelido que o Fusca recebeu no país– foram sendo trocados. As novas regras para o transporte público impedem a circulação dos Fusca, pois determinam que carros que tenham a partir de 10 anos não podem ser usados para transporte – e os últimos Vochos que receberam permissão foram fabricados em 2002 –, e que táxis precisam ter pelo menos quatro portas, e não duas como os Fusca.

Os motivos alegados pelas autoridades são: a segurança dos ocupantes e a preocupação com o meio ambiente, pois as emissões dos modelos mais antigos costumam ser maiores do que as dos atuais. Escolhidos pelos taxistas pela sua durabilidade e baixo consumo, os Fusca terão que ser substituídos, para facilitar a troca, o governo criou um programa de crédito especial. Com ele, o Vocho entregue vale 15 mil pesos mexicanos de crédito para a compra de um novo táxi.

Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: