14 de mar. de 2012

ESPECIAL 2012 – Confira as mudanças no regulamento da F1 em 2012

Alteração na disposição dos escapamentos e rebaixamento dos bicos foram as principais medidas

Traseira do RB8 (Andrew Ferraro/LAT)

Ao contrário do que ocorreu no ano passado, o regulamento imposto pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para a F1 em 2012 apresentou poucas mudanças.
Duas delas podem ser destacadas: a proibição dos difusores soprados (ou escapamento aerodinâmico, como quiser), que claramente dificultará a vida da Red Bull, atual bicampeã mundial de Construtores, em 2012, e o rebaixamento no bico dos chassis, que ocasionou uma mudança sutil, porém definitiva, no desenho dos carros para este ano.

Confira as principais mudanças no regulamento da F1 para este ano a seguir:
REGULAMENTO TÉCNICO
Disposição do escapamento e banimento dos difusores soprados
A FIA proibiu o uso dos escapamentos com saída no assoalho do carro, comumente chamados de “difusores soprados” ou “escapamentos aerodinâmicos”. A mudança deve proporcionar um maior equilíbrio no campeonato, já que o amplo domínio do recurso foi o principal diferencial do RB7, chassi da Red Bull, no ano passado. A FIA impôs também várias restrições ao mapeamento de motores e ao posicionamento do escapamento, que deverá ficar entre 250mm e 600mm do plano de referência.
Rebaixamento nos bicos
A parte frontal do chassi teve a altura reduzida de 62,5 cm para 55 cm em relação ao solo. A adoção da medida pelas equipes gerou os “bicos em degrau”, cujo desenho se mostrou um desastre estético tanto para pilotos quanto jornalistas e fãs. A ideia da FIA é minimizar o risco de choques laterais em “T”, isto é, diminuir as chances do bico atingir a cabeça do piloto.
Teste de rigidez no aerofólio dianteiro
A FIA diminuiu o número de cargas permitidas a serem colocadas no teste de rigidez no aerofólio dianteiro e, com isso, o valor permitido na deflexão desta parte do carro caiu de 20mm para 10mm.
Uso de gás hélio nas pistolas pneumáticas
A FIA proibiu a utilização do gás hélio na alimentação da pistola pneumática. Como o gás é menos denso do que o ar rarefeito, a porca da pistola gira mais rapidamente e contribui na redução do pitstop. A Mercedes realizou este experimento há dois anos.
Painéis laterais
Como a alteração na altura dos bicos, os painéis laterais foram alargados de 500mm para 550mm, com o objetivo de evitar choques laterais em "T".
REGULAMENTO ESPORTIVO
Pneus
Cada piloto terá direito a 11 conjuntos de pneus para o fim de semana e, como no ano passado, três serão devolvidos após os treinos livres e dois depois do Q3 no sábado. A diferença agora é que as equipes poderão usar mais de três conjuntos de pneus para que possam aproveitar melhor os treinos livres antes dos GPs.
Em relação à modelagem dos pneus, a Pirelli tornou o contorno da borracha mais quadrado, o que ajudará a melhorar a aderência e a dirigibilidade dos carros. Em 2012, o principal objetivo da fabricante italiana foi diminuir a diferença entre os compostos macios e duros.
As marcações nas laterais dos pneus também foram mudadas – vermelho (supermacio), amarelo (macio), branco (intermediário) e prata (duro) –, enquanto a borracha para a pista molhada terá pintura azul, denominada de “Cinturato”.
Tempo máximo de prova
Após o GP do Canadá de 2011, a etapa mais longa da história da F1 por causa de uma longa bandeira vermelha, a FIA delimitou o tempo máximo de corrida em quatro horas para terminar em casos de interrupção por chuva ou outros fatores. Em provas com procedimento normal, o limite continua sendo de duas horas
Mais liberdade aos comissários
A partir de 2012, os comissários de prova poderão investigar incidentes suspeitos durante os GPs sem obrigatoriamente ter a autorização do diretor de corrida.
Proibidas as mudanças na linha de percurso
Pilotos que cortarem curvas de entrada ou saída dos boxes para poupar combustível poderão ser punidos, a não ser que deem uma boa justificativa à comissão de prova.
Limitação na defesa de posição
Em um duelo por posição, a FIA permitirá que o piloto à frente altere seu traçado, mas não pode ziguezaguear diante do adversário. Ao sair da linha do traçado para defender seu posto, o piloto deve retornar apenas para realizar a conversão e deixar o espaço de “um carro” para que o oponente tente realizar a ultrapassagem.
Testes de impacto
Para participar da pré-temporada, os carros precisarão ser aprovados no crash test. Até 2011, a homologação dos chassis só contava para antes das provas.
Regras do safety car
Durante a permanência do safety car na pista, os pilotos retardatários poderão descontar uma volta. A ideia é evitar que os carros fora da volta do líder atrapalhem a briga pelos primeiros lugares do pelotão da frente.
Proibição do DRS em casos excepcionais
O diretor de prova pode proibir o uso da asa móvel caso avalie que a visibilidade no circuito esteja comprometida.
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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