20 de mar. de 2012

Dez maneiras para se manter alerta em viagens longas



Dirigir pode ser revigorante, emocionante e a experiência de uma vida. Mas também pode ser mortalmente entediante – literalmente. Permanecer atento em uma viagem longa é algo sério. E as dez dicas a seguir podem ajudar.

Bebidas com cafeína


Como evita que você apague? A civilização ocidental como a conhecemos não existiria sem café e chá, e em menor escala a noz de cola. Energéticos afetam o nosso metabolismo e se tornaram um mercado gigantesco. É preferível manter um consumo estável ao invés de entornar litros de uma vez só, mas a cafeína é a receita clássica para se manter acordado ao volante.

Brincadeiras de estrada


Como evita que você apague? Veja quanto tempo leva para encontrar uma letra Q ou X nas placas da rodovia; depois disso, placas com mais de um Q ou X. Se estiver acompanhado, faça uma competição para descobrir o nome das músicas que tocam no rádio enquanto muda de estações aleatoriamente (ou no modo shuffle do iPod de alguém). Tente contar por quantos estados você já passou, especialmente se está chegando a um novo. Conte quantos carros de um certo modelo já passaram por você. Faça qualquer coisa que o ajude a não ser hipnotizado pelas faixas na pista.

Sementes de girassol


Como evita que você apague? Normalmente a relação esforço/comida em sementes de girassol é bem desvantajosa, mas muitos motoristas são fãs do processo quebra-casca-mastiga-e-cospe. A (pequena) dose de sal também ajuda.

Fazer uma pausa breve


Como evita que você apague? Quando você está cansado, está cansado e ponto. Chega uma hora em que a segurança e sensatez pesam mais que a teimosia de percorrer a maior distância sem parar. Encostar em um posto para esticar as pernas ou tirar um cochilo está entre as soluções mais inteligentes e completas para quando já se está grogue.

Frutas frescas


Como evita que você apague? Frutas vermelhas e banana estão entre as melhores coisas que você pode comer, estando ou não em movimento. Você não tem aquele pico de açúcar seguido da preguiça, e está comendo algo saudável que não faz sua barriga crescer, nem o esforço da digestão aumentar.

MÚSICA ALTA


Como evita que você apague? É difícil cair no sono quando o som no carro está alto. Quando a música é tomada pela bateria, graves esmurrando o seu estômago e muito mais, melhor ainda (mas fique esperto nos efeitos colaterais; os policiais não vão engolir a desculpa de que você estava 50 km/h a mais que o limite por causa do AC/DC).

Cante no carro


Como evita que você apague? Tente. Se estiver sozinho, ninguém está ouvindo mesmo. Se estiver com alguém, se certifique de que ela não se importa, que possa acompanhar ou até mesmo fazer um duelo ou algum tipo de brincadeira. Se mesmo assim der sono, abra as janelas e cante mais alto que o barulho do vento. De qualquer maneira, a mistura de sons e o esforço – tanto mental quanto físico – ajuda a continuar alerta.

Debates no rádio


Como evita que você apague? O rádio oferece uma variedade sem fim de opiniões, pontos de vista, teorias e outras ideias para manter sua atenção no volante quando a estrada não ajuda muito. Encontre algo que o ajude a pensar – política, sermões, bate bocas ou até mesmo mesas redondas – para mantê-lo consciente, talvez até sereno.

Ar fresco


Como evita que você apague? Ficar em um caixa com atmosfera processada é chato e pode dar sono. Baixe os vidros, abra o teto solar, recolha o teto, faça o possível para aumentar o fluxo de ar. Especialmente se ficar um pouco mais frio no carro, o efeito do oxigênio extra deve ajudar.

Alguém no banco do passageiro


Como evita que você apague? Sem esse papo de guerreiro solitário. Dirigir com alguém bom de papo pode ser a sua salvação mental e emocional. Assunto para discutir é o que não falta e mantém sua mente ativa e alerta. Especialmente se for com alguém importante, uma viagem longa pode ser uma chance e tanto de se reaproximar ou deixar antigas desavenças para trás.
Tem ainda outras vantagens, mas aí é com você.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: