20 de mar. de 2012

Conheça alguns dos carros da maior coleção de Porsches turbinados do mundo



Quando morreu em 2010, aos 35 anos, Matthew Drendel possuía uma das maiores coleções de Porsche do mundo todo. A coleção era composta por 18 carros, todos com algo em comum: turbocompressores. Na semana passada foram leiloados 17 deles. Entre as preciosidades da família Drendel havia um 917/30 Spyder 1973 de 1200 cv, o 935 de 1976, e o 911 GT1 Evolution, de 1997. A seguir, um pouco mais sobre essas preciosidades germânicas, e sobre o homem por trás delas.

Matthew Drendel e seu pai começaram a trabalhar com Porsches depois de muitas derrotas ao volante de uma Ferrari 355. Em 2001, pilotando um 911 GT3-R, conquistou o GT3 Championship, e desde então não abandonou mais os esportivos de Stuttgart.  O primeiro carro de sua coleção foi um 930 de rua. Ao longo dos anos vieram mais e mais veículos, até chegar nos dezoito. Sua paixão era tanta que o levou a abrir uma oficina, a Heritage Motorwerks, só para cuidar deles. No entanto, não demorou para que começasse a atender outros proprietários, oferecendo serviços de restauração, manutenção e preparação de Porsche. Logo conseguiu ótima reputação, considerada uma das melhores oficinas especializadas dos Estados Unidos.
A Heritage Motorwerks forneceu alguns de seus carros para a filmagem do comercial “Family Tree”, que promovia o lançamento do Porsche Panamera. Seus carros participaram da filmagem contracenando com vários outros Porsches clássicos.

Drendel faleceu no dia 24 de novembro de 2010, vítima de um aneurisma estomacal. Ele era muito famoso e amado entre os aficionados pela marca, e sua morte foi marcada por homenagens mundo afora, entre pilotos, equipes e entusiastas, e na internet. Agora, dois anos depois, dezessete de suas máquinas acabam de ser leiloadas.
A  escolhida para realizar o leilão foi a Gooding & Company, famosa por ser a companhia de leilões oficial do Concours D’Elegance de Pebble Beach, na Califórnia. O leilão aconteceu no último dia 9, como parte do Amelia Island Auction, e rendeu à Gooding & Co. uma das maiores vendas de sua história, arrecadando mais de 36 milhões de dólares.

Porsche 917 Can-Am Spyder 1973


É uma das seis unidades construídas, e provavelmente o mais impressionante carro da coleção. É também o supra-sumo do projeto 917. Seu motor turboalimentado entrega 1200 cv a 8000 rpm – com o turbocompressor trabalhando com apenas 1,4 BAR. Em sua capacidade máxima, o carro pode alcançar os 1500 cv. Seus números: 0-96 km/h em 2,1 segundos, 0-160 em 3,9, 320 em 13,4. Máxima: 387 km/h. Foi vendido por 4,4 milhões de dólares, e provavelmente o novo dono não vai desfrutar de suas capacidades. Pudera: o carro de carroceria de alumínio sobre um chassi tubular e nenhuma assistência eletrônica é considerado um dos mais perigosos já feitos.

Porsche RSR Turbo 1974


Não tão insano, porém ainda mais raro: somente quatro foram produzidos. Sua potência é bem mais modesta – 450 cv vindos de um boxer seis-cilindros turbo de 2,1L – mas ainda assim é um dos 911 mais importantes da história, pois foi o primeiro 911 de competição a receber um turbocompressor. Todos os quatro receberam a icônica pintura Martini Racing, e este exemplar é o número 2. Foi arrematado por 3.245.000 de dólares.

Porsche 934 1975


Esse carro é essencialmente uma versão turbo do 911 RSR. Foram feitos 31 deles, todos equipados com motor boxer de 3,0 litros e 530 cv, gaiola de proteção em alumínio e freios de 917. Este exemplar é considerado o mais bem sucedido deles, competindo em sete temporadas consecutivas em sua classe, o Grupo 4, e conta até com uma vitória em Le Mans, em 1982. Foi vendido por 891.000 dólares.

Porsche 935 1976


O Porsche 935 é uma evolução direta do RSR Turbo 2.14, porém com mais potência – perto de 600 cv, com picos de 630. Seu motor boxer de 2,9 litros tem injeção Bosch, turbocompressor e é acoplado a uma caixa de quatro marchas.
Jochen Mass, piloto de F1 na época, testou o carro para a revista Road & Track naquele ano. Segundo ele, o carro era imbatível nas retas. Suas próprias palavras:
Durante um teste no começo da temporada em Paul Ricard, eu estive com o carro na pista ao mesmo tempo em que alguns monopostos de Fórmula 1 estavam treinando. Nas curvas, os carros de F1 conseguiam ultrapassar o [935] Turbo, mas quando eu os alcançava nas retas, conseguia ultrapassá-los e sumir na frente deles.
Foi vendido por 2.739.000 dólares.

Porsche 924 GTP 1981


Esse carro foi construído pela Porsche AG para provar que mesmo um Porsche com motor dianteiro poderia se sair bem nas pistas. Sua missão? Nada menos do que representar a Porsche dos EUA em Le Mans. O motor de quatro cilindros, 2,0 litros e 320 cv deu conta do recado. Na verdade, estava funcionando com apenas três cilindros quando terminou a corrida em quinto lugar. Foi vendido pela pechincha de 385 mil dólares.

Porsche 962 1984 “Löwenbräu Special”


O 962 foi baseado no lendário 956, que fez história em Le Mans. Para 1984, porém, foram estabelecidas novas regras de segurança, e modificações como um entreeixos mais longo e motoristas em posição mais recuada foram realizadas. O carro de Drendel foi o primeiro 962 a vencer uma corrida, depois disso conquistou vitórias onde quer que competisse. Venceu as 24 Horas de Daytona em 86 e 87 e outras 15 competições entre 84 e 87. O boxer de motor de 3,1 litros entregava 720 cv. Foi vendido por 1.925.000 dólares.

Porsche 944 Turbo Cup 1986


Baseada no 944 Turbo de rua, a versão Cup recebia suspensão mais dura, reservatório de óleo em magnésio e um alternador menor, além de caixa de câmbio reforçada e um novo turbocompressor. Por dentro, gaiola de proteção, bancos Recaro de competição e vidros manuais (uau!). O motor era mais “civil” do que os outros carros da coleção: um singelo quatro cilindros de 2,5 litros, capaz de gerar 250 cv a 6000 rpm.
A ideia da Porsche era colocá-lo para competir em uma categoria monomarca. Foi o que fizeram, criando a 911 Turbo Cup, uma categoria onde pilotos amadores poderiam tentar iniciar uma carreira no automobilismo a um baixo custo (ainda que, em se tratando de Porsche, dificilmente algo sai por um baixo custo). Foi vendido por 79,200 dólares.

Porsche 968 Turbo RS 1994


Em 1976 a Porsche decidiu virar a mesa e construir mais uma vez um carro totalmente diferente daquele que a tornou famosa. A primeira tentativa teve como resultado o 914, o mais VW de todos os Porsche. A segunda resultou no 924, e teria motor dianteiro, tração traseira e peças Audi. Olhando por trás e com um pouco de imaginação, até lembra o Audi Quattro em termos de estilo. Não foi um carro bem recebido, pois já naquela época os porschistas eram bastante tradicionais e demonstravam certa aversão a carros que não tivessem um boxer refrigerado a água pendurado na traseira.
O 924 então foi retrabalhado e redesenhado, ganhou mais potência e estilo, e era lançado em 1982 com um novo nome: 944. Ele foi relativamente melhor sucedido, ficou em linha até 1992, quando foi apresentado seu sucessor, o 968 (que parecia um 928 em miniatura).
Todos esses modelos de entrada da Porsche sofreram com um preconceito que permanece até hoje, com os atuais Boxster e Cayman. Muitos não achavam que fossem “Porsche de verdade”, mas nós já falamos aqui que isso é besteira.
O carro acima é um 968 Turbo RS 1994 , um dos quatro construídos (notaram um padrão aqui?). Seu motor é um quatro cilindros de 3,0 litros e 350 cv. Seu uso é exclusivamente de competição, e é o mais potente Porsche de fábrica com motor quatro-cilindros. No seu currículo constam participaçõe em Le Mans e nas 12 Horas de Sebring. Diferente da maioria dos exemplares da coleção, esse carro foi restaurado. Talvez isso explique o valor de apenas 346.500 dólares pelo qual foi vendido.

Porsche 911 GT2 1995


Basicamente um carro de rua preparado para competições de alto nível, esse GT2 era uma porta aberta para qualquer um que quisesse entrar por cima no automobilismo. Se você tivesse grana o suficiente, era só ir até uma concessionária Porsche, encomendar o seu 911 GT2 de corrida e levá-lo para correr – um conceito que hoje é bastante difundido graças à popularidade dos track days.
Baseado na geração 993, com um boxer de seis cilindros biturbo de 3,6 litros refrigerado a ar e 450 cv, o exemplar de Drendel venceu as 12 Horas de Sebring em 1996 e ficou em segundo lugar nas 24 Horas de Daytona. Foi vendido por 357.500 dólares.

Porsche GT1 Evolution 1997


Ao lado do 917/30 Ca-Am, o 911 GT1 divide o posto de carro mais importante da coleção. O 911 GT1 nasceu como resposta ao McLaren F1 que dominou Le Mans em 1995. Diferente do GT2, o GT1 era basicamente um protótipo construído sobre quase nada de um 993, com chassi tubular, painéis de carroceria em compósito e suspensão double wishbone. O próprio motor era originário do 993, mas em uma encarnação refrigerada a água, de 3,1 litros, biturbo e boa para 600 cv.
Para que pudesse competir, no entanto, era exigida a produção de alguns carros de rua – o que não é o caso desse aqui. O exemplar das fotos é o 911 GT1 004, e carrega o sobrenome Evolution, com ligeiras alterações mecânicas e na carroceria. O lote que foi a leilão ainda incluía uma vasta coleção de peças e até mesmo um motor extra, e foi vendido por 1.265.000 dólares.
Além destes, outros sete carros da coleção da família Drendel foram leiloados no dia 9. A lista completa você encontra aqui, e os resultados do leilão aqui. Vale a pena conferir e ficar impressionado com os valores.
[Wired Autopia/Gooding & Company/Heritage Motorwerks.
Fotos: Gooding & Company]
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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