29 de fev. de 2012

Os "secadores a jato" de Daytona


Na noite retrasada Juan Pablo Montoya perdeu o controle de seu carro na Daytona 500 e bateu em um caminhão com um motor a jato e 750 litros de gasolina de aviação, deixando a pista em chamas. Mas porque diabos havia um motor de helicóptero preso a um caminhão no meio de uma corrida?

Simples. Os caminhões, apelidados de “secadores a jato”, secam a pista molhada para que a superfície não fique muito escorregadia. Eles são usados desde os anos 70, e foram criados pelo visionário do mundo das corridas Roger Penske. Aparentemente eles também limpam estilhaços de acidentes, já que mesmo fragmentos relativamente pequenos podem causar acidentes em um lugar onde os carros estão a mais de 300 km/h na maior parte do tempo. Os caminhões são movidos por turbinas de helicóptero, e mandados para a pista em grupos, a velocidades variadas, quando a corrida está sob bandeira amarela.

Uma frota de sete secadores a jato podem deixar uma pista encharcada em condições aceitáveis para receber os carros novamente em questão de duas horas, e é mesmo esse o número máximo de caminhões que uma frota costuma ter, pois o custo para construir e abastecer mais deles seria proibitivo. Normalmente, a entrada dos caminhões significa que as próximas duas horas serão bastante entediantes – literalmente ficar vendo asfalto secar – mas nesse caso pudemos apreciar um desastre que quase derreteu a superfície da pista. Ainda que seja raro, os secadores podem funcionar com tamanha intensidade que arrancam o asfalto do chão, o que já aconteceu em 2008.
E, claro, quando um veículo em alta velocidade cheio de gasolina colide com um desses caminhões, abastecidos com até 750 litros de querosene, a chance de coisas ruins acontecerem é alta.
Os caminhões também podem ser usados para remover neve das pistas, estacionamentos ou pistas de pouso. Além de ser um soprador de neve descomunal, o calor daquele motor pode derreter gelo de até 12 metros de distância.

E, claro, existe uma versão Russa (vocês acharam mesmo que a gente ia ficar muito tempo sem falar da Rússia?) que é um espetáculo steampunk, com motores Klimov VK-1 usados em caças MiG-15 de verdade presos aos caminhões – provavelmente para proteger a população dos Pés Grandes. O escape dos motores a jato é alto assim para que os caminhões possam descongelar aviões e viadutos.


Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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