11 de fev. de 2012

Ônibus e Caminhões Iveco tem primeira concessionária sustentável do Brasil

Fotos: Divulgação e Igor Macário
Iveco tem primeira concessionária sustentável do Brasil
Estrutura foi concebida de maneira a utilizar menos energia e ser mais eficiente
por Igor Macário

Jundiaí/SP - A concessionária da Iveco de Jundiaí, São Paulo, está dando o que falar. A Mercalf já foi assunto de discussões até na sede da fabricante de caminhões, na Itália. O motivo é que a loja é a primeira concessionária de caminhões do Brasil a ser ecologicamente sustentável desde a concepção do projeto arquitetônico. Os idealizadores da obra, gerentes do Grupo Mercalf, foram além das diretrizes básicas dadas às concessionárias da Iveco para sua construção. A Iveco pensa inclusive em incorporar em suas exigências algumas inovações usadas na Mercalf de Jundiaí.

A obra, orçada em R$ 12 milhões, incluiu a colocação de painéis solares para o fornecimento de energia e aquecimento da água, além de sistemas de aproveitamento da água da chuva para a lavagem dos caminhões. A iniciativa, além de ter resultado numa concessionária esteticamente mais agradável, vai de encontro à necessidade de reduzir o consumo de energia através de alternativas sustentáveis. "O investimento foi cerca de 10% maior que o de uma concessionária convencional, mas o retorno desse gasto extra deverá vir em cerca de cinco anos, com a redução dos gastos no dia-a-dia do funcionamento da loja", afirma Hélio Cangueiro, presidente da Mercalf.
Entre os destaques da construção estão uma parede e um telhado com plantas, que ajudam a reduzir a temperatura do showroom em até 6°C e torna desnecessário o uso do ar condicionado. Praticamente toda a estrutura é pintada de branco, que reflete a luminosidade e em conjunto com as grandes janelas, também diminui o uso de lâmpadas.
No entanto, a construção da concessionária de maneira sustentável não deve se refletir em um aumento substancial  nas vendas. "Infelizmente para os principais compradores de caminhões a loja em si não faz tanta diferença. O atendimento e principalmente os preços que o farão fechar negócio", explica Hélio Cangueiro. 
 

Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: