24 de fev. de 2012

Lançamentos Fúria nos Alpes: Confira os destaques do Salão de Genebra 2012

Fotos: Divulgação
Fúria nos Alpes: Confira os destaques do Salão de Genebra 2012
Salão de Genebra abre dia 8 de março e vai trazer nova leva de esportivos e conceitos agressivos

por Rodrigo Machado

Para quem gosta de carros esportivos e modelos que tocam mais a emoção do que o bom senso, não existe salão do automóvel como o de Genebra. É lá que as marcas de automóveis costumam apresentar os seus veículos mais nervosos e agressivos.
De quebra, este ano também há uma boa variedade de novos modelos médios, entre conceitos e outros prontos para entrar em produção. E, quando qualquer grama de CO2 a menos jogada na atmosfera conta, os amigos do meio ambiente também são bem-vistos. Entre os dias 8 a 18 de março, tudo isso está à mostra no Palexpo Genebra. E é o que público europeu, em plena crise e ávido de fantasia, quer realmente ver.

Nenhum evento com foco nos esportivos estaria completo sem a presença de Ferrari e Lamborghini. As duas fabricantes italianas reservam para Genebra boas novidades. A marca do "cavallino rampante" vai mostrar o F620, superesportivo que vai substituir a 599 GTB no topo da linha da marca. Com um V12 de quase 700 cv, a expectativa é alta. A Ferrari Califórnia (foto acima) – "basicona" e, por isso, sucesso de vendas – também receberá melhorias. O motor agora rende 30 cv a mais, chegando a 490 cv e há um pacote opcional para melhorar a dirigibilidade. Já a Lamborghini aposta na primeira variação do Aventador. O superesportivo de 700 cv deve ganhar uma configuração conversível, o que aumenta ainda mais o seu charme.

BMW M6


As marcas alemãs também apostam na esportividade. A BMW já mostrou as primeiras imagens e informações da nova geração da M6, que está mais veloz do que nunca. Com 560 cv, ela acelera de zero a 100 km/h em 4,2 segundos, na versão cupê. Além disso, a nova divisão M Performance, que melhora o desempenho dos modelos a diesel, apresenta pela primeira vez ao público as suas criações, entre eles, o luxuoso sedã M550d xDrive. A compatriota Audi leva para a Suíça o novo RS4 Avant, perua equipada com um V8 4.2 de incríveis 450 cv a elevados 8.250 rpm. A station leva apenas 4,7 segundos para superar os 100 km/h. A Porsche preferiu lançar a nova geração do seu modelo de entrada, o Boxster. Segundo a marca, essa é a mudança mais brusca que o conversível já passou, tudo para melhorar a dinâmica. Os motores incluem um boxer de 2.7 litros e 265 cv e outro de 3.4 litros e 315 cv.

Em um campo mais "real", tanto Audi como Mercedes-Benz chegam com novidades importantes. A marca das argolas vai fazer a estreia da nova geração do A3, que traz como grande novidade o uso da nova plataforma modular MQB, que começará a ser usada em diversos carros do Grupo Volkswagen nos próximos anos – inclusive no Volkswagen Golf VII, que deve ser vendido no Brasil, possivelmente em 2013. Enquanto isso, a Mercedes vai mudar completamente o Classe A. O modelo vai deixar de ser um monovolume para passar a ser um hatch médio, com apelo mais jovial e esportivo – uma versão preparada pela AMG está na pauta. Outra que deve entrar neste segmento em Genebra é a sueca Volvo. O primeiro teaser do V40 já foi divulgado e, com plataforma alongada do C30, é possível que ele mire o BMW Série 1 para brigar pela liderança do setor.


Audi RS4 Avant


O Salão de Genebra também reserva lançamentos que interessam ao público brasileiro. A subsidiária romena da Renault, a Dacia, vai apresentar pela primeira vez a minivan Lodgy. A chegada ao Brasil já está praticamente certa, já que a Renault já registrou o nome no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). A Lodgy vai usar a mesma plataforma da Nissan Livina e, por aqui, vai pegar o espaço que a "extinta" Renault Scénic deixou. Já a Volkswagen vai mostrar o Up! em sua versão de quatro portas. É exatamente esse modelo que está cotado para ser feito no Brasil na nova fábrica da marca, que ainda não tem local confirmado.

A japonesa Mitsubishi preferiu apostar em um carro com mais cara de SUV. No motorshow suíço, a marca vai mostrar a terceira geração do crossover Outlander. Além dos óbvios avanços mecânicos, o nova geração do veículo estreia uma nova identidade visual da fabricante, que, ao menos por enquanto, esquece a dianteira "bicuda" – quase idêntica a que estava no esportivo Lancer Evolution X. Um que não tem tantas chances de aportar no Brasil é o 500L, configuração "anabolizada" do subcompacto italiano. Com formato de minivan, ele será produzido na Sérvia e chegaria com preço muito elevado quando comparado com o hatch mexicano.

Porsche Boxster

No sempre interessante campo dos conceitos, a Nissan apresenta o Invitation. Um primeiro olhar revela uma forma de monovolume para o protótipo e um porte muito próximo ao do Honda Fit. Ainda não informações mecânicas em relação ao carro, mas especula-se trens de força tecnológicos que ajudem a economia de combustível. Outro asiático que tenta a sorte em Genebra é o NSX Concept, da Honda. Na prática, é o mesmo protótipo que foi mostrado em Detroit, em janeiro, sob a marca da Acura. Portanto, o conceito da nova "Ferrari japonesa" chega com um motor V6 central de 300 cv e outro elétrico que sobe a potência máxima para algo superior aos 400 cv. Com isso, o zero a 100 km/h ficaria na casa dos 3 segundos. Bela maneira de resumir o Salão de Genebra: um clássico esportivo com preocupação com o meio ambiente.

Confira mais destaques do Salão de Genebra 2012:

 
Dacia Lodgy


Volkswagen Up!



Mitsubishi Outlander



Fiat 500L


Nissan Invitation


Honda NSX

Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: