7 de fev. de 2012

História-Ferrari Enzo: 10 anos de uma lenda

Fotos: Autocosmos/Chile
Ferrari Enzo: 10 anos de uma lenda  
O “Fórmula 1 de rua” teve apenas 400 unidades produzidas

por Alyne Bittencourt
com AutoCosmos/Chile

Ao longo dos anos a Ferrari tem criado modelos icônicos, cheios da tecnologia e do desempenho da marca italiana, como a F40 de 1987. Outro desses carros foi lançado em 2002 como o estandarte de tecnologia da marca italiana. Desde o lançamento o modelo já era histórico por muitas razões, até o nome refletia esse fato, já que o carro ganhou o nome de Enzo, o mesmo do fundador da scuderia.


Inicialmente, o carro foi apresentada como o protótipo Ferrari FX, e se tornou o primeiro veículo esportivo de rua a incorporar inovações usadas nos Ferrari da Fórmula 1. O modelo, desenhado por Ken Okuyama nas instalações do estúdio Pininfarina, era mais parecido com um protótipo de um carro de corrida do que com um veículo que seria vendido ao “público”.



O chassi e a carroceria foram feitos de fibra de carbono e alumínio. Diferente da F50, uma versão conversível da Ferrari Enzo não foi prevista. Para garantir o melhor desempenho possível, o modelo tem um sistema de spoilers móveis que variam de acordo com as necessidades da condução; e também conta com suspensão de altura variável. A Enzo foi a primeira Ferrari de rua equipada com discos de freio de carbono.

Para impulsionar o modelo, a scuderia italiana desenvolveu um motor V12 de 6.0 litros e 660 cv que, como o da F50, fica em posição central longitudinal e é todo feito em alumínio. Esse propulsor é capaz de levar os 1.365 kg da Ferrari Enzo a uma velocidade máxima que ultrapassa os 350 km/h, e faz com que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em 3,65 segundos.



O objetivo do desenho do carro é garantir bastante apoio aerodinâmico nas curvas para aumentar a estabilidade e pouco na reta para que a velocidade máxima possa ser maior. Para isso, a Enzo incorpora elementos aerodinâmicos móveis tanto na traseira como na dianteira, que têm suas configurações alteradas de acordo com a velocidade. A downforce mais elevada é verificada aos 300 km/h, quando esse apoio alcança os 775 kg. A partir dessa velocidade, a carga aerodinâmica vai sendo reduzida para que a resistência também diminua e o carro possa andar ainda mais rápido.

Não só a configuração dos spoilers varia com a velocidade, mas também a dureza dos amortecedores que são comandados por uma central de controle que recebe informações de acelerômetros instalados na plataforma do carro. O volante, projetado para ser parecido com os usados nos carros de Fórmula 1, trazia muitas funções, algumas delas nunca tinham equipado um carro de rua antes.

No interior, o couro reveste os bancos e parte dos painel e das laterais do console central, e o velocímetro tem marcação até os 400 km/h, e o contagiros chega às 10 mil rpm. A produção das 400 unidades da Enzo foi iniciada em novembro de 2002.















Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
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