1 de fev. de 2012
Endurence-A über galeria das 24 horas de Daytona
A 50ª edição das 24 horas de Daytona foi uma das melhores de todos os tempos, ainda que nem todos tenham voltado para casa com um Rolex novinho, cortesia do patrocinador da prova.
Nossos amigos da MotorSportMedia estavam lá para trazer as fotos que você confere a seguir.
Uma das poucas provas com 24 horas de duração, vencer em Daytona é um dos feitos mais cobiçados no automobilismo moderno. Assistir aos carros circulando o oval lembra as corridas de bigas que aconteciam nos hipódromos romanos. Daytona é o campo de provas do século XXI.
Este ano, no entanto, foi especial. A 50ª edição da épica prova reuniu pilotos como os famosos Patrick Dempsey, Brian Johnson e Travis Pastrana. Lendas vivas do automobilismo como Hurley Haywood, John Andretti e Sir Jackie Stewart podiam ser encontradas nos boxes.
Aqui, são apenas pessoas normais e conversam com os fãs durante a prova. Daytona é especial nesse sentido. A simples compra de um ingresso com acesso aos boxes dá aos fãs uma liberdade sem precedentes de circular pelo complexo, excluindo apenas o pit lane.
Para vencer em Daytona, você precisa se manter longe de confusão e o mínimo de tempo nos pits. Na teoria parece fácil, mas quando se tem oitenta carros na pista tentando fazer o mesmo, a coisa não é simples assim.
As duas primeiras horas lembram uma corrida comum, enquanto os pilotos tentam abrir uma margem de segurança para os concorrentes. Quando chega a noite, os ânimos se acalmam um pouco e os carros entram em um ritmo bacana. Alguns deles. Se você segue rápido pela noite, pode vencer a corrida. É mais ou menos por aí.
Quando o sol nasce no dia seguinte, a carnificina se revela. Mas a prova deste ano pareceu mais calma que a edição anterior, com poucos carros apresentando estragos visuais. Os problemas mecânicos, por outro lado, atingiram várias equipes, forçando alguns carros a abandonar a prova antes das doze horas.
Rolaram alguns confrontos incríveis tanto na categoria Daytona Prototype quanto na Grand Touring. O vencedor geral foi o Riley-Ford n⁰ 60 pilotado pelo britânico Justin Wilson, os norte-americanos A. J. Allmendinger, John Pew e o brasileiro Oswaldo Negri, que completaram 761 voltas, o mesmo número completado pelo segundo colocado – o Riley-Ford de Allan McNish e Lucas Luhr – e o terceiro – outro Riley-Ford, que contou com o brasileiro Felipe Nasr.
O equilíbrio da DP se repetiu na categoria GT, que teve como vencedor o Porsche 997 GT3 de Andy Lally, Richard Lietz, John Potter e René Rast. Eles fecharam as 24 horas com 727 voltas completadas, o mesmo número do segundo colocado.
Crédito das fotos: Trevor Andrusko/Halston Pitman da MotorSportMedia.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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